Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2006 - 22h58

Governo multa seis empresas por mortandade de peixes no RS

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Seis empresas foram multadas em um valor total de R$ 1,2 milhão pela matança de 86 toneladas de peixes no rio dos Sinos (RS), em um desastre ecológico resultante de contaminação por detritos industriais e domésticos.

A multa e a conclusão sobre as causas do acidente foram determinadas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).

Três das seis empresas tiveram os nomes divulgados. São a Utresa (de Estância Velha), a Gelita do Brasil (de Estância Velha) e a Três Portos (de São Leopoldo).

As outra três empresas conseguiram liminar na Justiça para não ter seus nomes divulgados. Duas são de Estância Velha e uma de São Leolpoldo.

Além dos nomes de três das multadas, não puderam ser divulgados os valores que cada uma terá de pagar. O valor mais alto foi de R$ 500 mil.

A Folha não conseguiu contato com as empresas. A Gelita do Brasil divulgou nota refutando a acusação.

De acordo com a Fepam, os elementos químicos despejados pelas seis empresas autuadas somados à poluição provocada pelas prefeituras, que não tratam 95% dos esgotos, provocou a catástrofe ambiental. Foram encontrados mais de 2.100 dutos de despejos domésticos no rio dos Sinos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes ambientais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página