Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2006 - 08h26

Cirurgias plásticas atraem mulheres aos 80 anos

Publicidade

CLÁUDIA COLUCCI
da Folha de S. Paulo

Aos 79 anos, Elma resolveu radicalizar: fez plástica na face, lipo no abdome e tirou o excesso de pele no pescoço e nos braços. Hoje, aos 81, exibe formas de "uma moça de 60", segundo suas próprias palavras.

Nos últimos anos, um número cada vez maior de mulheres na fase dos 80 anos tem recorrido a cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos para reduzir os efeitos do envelhecimento. Um exemplo é a atriz Bibi Ferreira, 84, que, no mês passado, esteve na clínica do cirurgião Ivo Pitanguy para tirar um pouco da barriga.

Além do aumento da longevidade, aliado à qualidade de vida, a motivação por fazer plásticas e enfrentar os riscos de uma cirurgia na idade avançada pode ser explicada pelo perfil das idosas. São saudáveis, têm condição financeira estável, filhos independentes e uma vida social intensa.

Para os cirurgiões plásticos, os idosos estão cada dia mais prolongando sua auto-estima.

"Tenho 30 anos de plástica. No início, as pessoas procuravam para fazer [cirurgias de] rejuvenescimento com 40, 50 anos. Achavam que aos 60 já estavam velhas, não precisavam mais disso. Hoje não. A faixa entre 70 e 80 anos está muito comum nos consultórios", diz a cirurgiã plástica Vera Cardim, do hospital Beneficência Portuguesa.

A carioca Elma tem auto-estima de sobra. Ela fez as cirurgias plásticas às escondidas das amigas.

"Falei que ficaria um ano na Itália. Fiz as cirurgias em São Paulo. Todas comentaram que eu rejuvenesci, que estava mais bonita, mas não sei se desconfiaram da plástica. Fui malandrinha, sei disso", comenta Elma, que não quis ser fotografada nem revelar o sobrenome.

A redução da flacidez facial, com a correção das pálpebras, é a cirurgia mais procurada pelas mulheres de idade avançada, segundo cirurgiões plásticos entrevistados pela Folha.

"Mulheres nessa idade querem melhorar o que mais mostram, que é o rosto", diz o cirurgião plástico Munir Cury, um dos conselheiros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cirurgias plásticas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página