Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2006 - 23h08

Juiz aciona diplomacia para obter endereço de pilotos do Legacy

Publicidade

da Agência Folha

O juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que peça à Embaixada dos Estados Unidos o endereço dos pilotos Joseph Lepore e do co-piloto Jan Paul Paladino, condutores do jatinho Legacy que colidiu com o avião da Gol, causando o acidente e matando 154 pessoas.

O juiz federal havia pedido, no início do mês, o endereço à embaixada norte-americana para que os pilotos fossem facilmente localizados para prestarem depoimentos.

A Embaixada dos Estados Unidos se negou a fornecer o endereço de Lepore e Paladino.

"Informo a vossa excelência que a solicitação para essa informação não poderá ser respondida a este juízo, a menos que a mesma seja via nota oficial emitida pelo Ministério das Relações Exteriores", informou o cônsul-geral norte-americano Simon Henshaw em ofício enviado ao juiz.

Por ordem das Justiças federal e estadual, Lepore e Paladino estão impedidos de deixar o Brasil. A PF fez a apreensão dos passaportes de ambos.

Investigação

O delegado da Polícia Federal Renato Sayão pediu nesta quarta-feira que a Justiça Federal em Mato Grosso mande o Comando da Aeronáutica e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) fornecerem dados sobre a investigação do acidente com avião da Gol. Sayão reclama que não tem acesso aos documentos da Aeronáutica.

Ontem, o juiz Moraes, que atua em Sinop (500 km de Cuiabá), decidiu que Sayão deverá aguardar o julgamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre qual órgão, se estadual ou federal, tem competência para apurar o acidente.

Há dois inquéritos sobre a queda do avião em Mato Grosso. Um está com a Polícia Civil, o outro, com a PF. O juiz estadual de Peixoto de Azevedo (MT), Tiago Abreu, entende ser de sua competência decidir sobre pedidos na investigação, informa Moraes.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página