Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 10h36

Mário de Andrade resgata livros e gravuras leiloados no Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Biblioteca Mário de Andrade conseguiu recuperar dez livros e três gravuras que haviam sido leiloados pela Babel Livros do Rio. Todos haviam sido entregues à casa de leilão pelo estudante de biblioteconomia Ricardo Pereira Machado. A decisão da devolução foi tomada pelos colecionadores que haviam adquirido as peças.

Entre outras raridades, estão "Memórias Phostumas de Bras Cubas" (1881), de Machado de Assis; "As Primaveras" (1889), de Casemiro de Abreu; "Os Malasartes" (1911), de Graça Aranha; "Álbum de Aves Amazônicas", (1900), de Emílio Goeldi; duas gravuras do atlas dos naturalistas Spix e Martius.

A própria Babel tomou a iniciativa de recuperar seis livros e duas gravuras junto aos colecionadores e devolvê-las à biblioteca, segundo o advogado Luís Francisco Carvalho Filho, diretor da Mário de Andrade. Outros colecionadores foram contatados por Carvalho Filho. Uma das gravuras leiloadas pela Babel, do atlas de Spix e Martius dificilmente voltará à biblioteca porque a pessoa que a comprou da Babel revendeu-a numa feirinha do Rio por R$ 100, segundo Carvalho Filho.

As obras recuperadas não têm relação com o furto à Mário de Andrade anunciado em setembro, quando a biblioteca perdeu gravuras de Rugendas, Debret e um livro de orações de 1501.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furtos de obras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página