Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 20h32

Prefeitura do Rio recupera monumentos pichados

Publicidade

da Folha Online

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu na tarde desta quarta-feira a limpeza de pichações feitas no último fim de semana em monumentos do Alto da Boa Vista, zona norte da cidade.

Desde segunda-feira (6) equipes da prefeitura trabalham na limpeza do chafariz da praça Afonso Vizeu --uma peça em pedra de cantaria instalada no local no século 19. O monumento é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foi um dos mais atingidos pelos pichadores.

Outros monumentos de valor histórico, como a Bica do Monteiro e uma escultura em mármore de carrara de um leão, também tiveram a limpeza concluída hoje.

Monumento atacado

A Prefeitura do Rio de Janeiro também avalia os danos causados ao monumento em homenagem ao piloto Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Após a avaliação, a escultura será restaurada.

O pedestal de granito do monumento foi quebrado e a peça que representa o capacete de Senna, feita em bronze com peso de 30 quilos, desapareceu.

De acordo com as primeiras análises técnicas da prefeitura, a ação dos vândalos ocorreu no último fim de semana prolongado pelo feriado de Finados, já que na quarta-feira (1º) o monumento não estava danificado.


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dano ao patrimônio

    Sites relacionados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página