Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2006 - 21h42

PF vai pedir à Justiça degravação de caixa-preta de Boeing da Gol

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Cuiabá

O delegado da Polícia Federal Renato Sayão, responsável pelo inquérito do acidente entre o jato Legacy e o vôo 1907 da Gol, afirmou nesta quinta-feira que pedirá à Justiça Federal, na próxima segunda-feira, que a Aeronáutica seja obrigada a encaminhar as degravações das caixas-pretas das duas aeronaves.

O delegado requisitará também as gravações originais das conversas entre os controladores de vôo e os pilotos, além das dos diálogos entre os próprios controladores.

"Temos apenas cópias do que ocorreu entre os controladores. Queremos os originais para que seja feita uma perícia pela Polícia Federal. Além disso, é fundamental que tenhamos as degravações das caixas-pretas", disse Sayão.

O delegado disse que o andamento das investigações depende das degravações das caixas-pretas. O pedido do delegado está amparado por decisão de ontem do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que determinou que a competência sobre o caso é da Justiça Federal em Sinop (MT), e não da Justiça de Mato Grosso.

O Legacy colidiu com o Boeing no dia 29 de setembro, em Mato Grosso. A colisão causou a queda do Boeing, matando os 154 ocupantes.

Depoimentos

O delegado Sayão informou ainda que deve marcar para os próximos dias 20 ou 21 os depoimentos dos controladores de vôo que estavam trabalhando no dia do acidente. Disse que irá pedir à Justiça a prorrogação do inquérito por mais 60 dias.

Os controladores seriam ouvidos na semana passada, mas os depoimentos deles foram adiados porque todos apresentaram atestados médicos que determinavam dispensas por motivos de saúde.

Na semana passada, o delegado reclamou que as investigações estavam paradas porque a PF ainda não havia acessado o conteúdo das caixas-pretas nem tomado os depoimentos dos controladores de vôo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página