Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 20h42

Presidente da Anac culpa falta de controladores por atrasos em vôos

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse nesta segunda-feira que ainda faltam controladores de vôos e que os atrasos nos aeroportos devem persistir enquanto esse número não for suficiente.

Segundo Zuanazzi, os atrasos de vôos ontem, que chegaram a oito horas, ocorreram porque alguns controladores tiraram licenças de saúde. "Hoje já está normalizando", afirmou. "Como o sistema funciona em efeito dominó, quando começa o problema demora um pouco até percebê-lo."

Hoje, ao menos 629 dos 1.487 (42,3%) vôos atrasaram entre a meia-noite e as 19h50 desta segunda-feira.

O presidente da Anac disse que a agência tem feito esforços de remanejamento de pessoal e que os consumidores que se sentirem prejudicados devem recorrer à Justiça em busca das indenizações. "Isso a Justiça pode ver. A agência está tentando coordenar um elo que está falhando."

Hoje representantes do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e da Anac estiveram reunidos para discutir uma indenização para as empresas em razão dos problemas com a operação-padrão.

As empresas estimam prejuízos que superam R$ 40 milhões por problemas nos dez piores dias de crise. O presidente da agência disse que vai criar auditorias para avaliar os danos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página