Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2006 - 19h55

FAB suspende aquartelamento de controladores de tráfego aéreo

Publicidade

da Folha Online

A FAB (Força Aérea Brasileira) suspendeu às 18h30 desta quarta-feira o aquartelamento de 149 controladores de tráfego aéreo do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília.

O "plano de reunião", como é definido pela FAB, havia sido acionado ontem para pôr fim aos atrasos que atingiam os vôos em todo o país, causados pela falta de operadores.

Segundo a FAB, o aquartelamento foi suspenso porque a situação já estaria normalizada nos aeroportos e as escalas de controladores completas. Nesta quarta, no entanto, os atrasos continuaram nos aeroportos de São Paulo e Brasília, onde os vôos atrasaram, em média, 40 minutos.

Hoje é o quinto dia seguido de atrasos. No fim do mês passado e no feriado prolongado de Finados (2), uma operação-padrão --aumento do intervalo entre decolagens e diminuição no número de vôos por controlador-- realizada pelos operadores de tráfego aéreo causou atrasos generalizados nos pousos e decolagens.

Os problemas na escala do Cindacta 1 são agravados pela ausência de diversos controladores, afastados por problemas de saúde desde o último dia 29 de setembro, quando um Boeing da Gol caiu em Mato Grosso e matou 154 pessoas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página