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15/11/2006
-
19h55
da Folha Online
A FAB (Força Aérea Brasileira) suspendeu às 18h30 desta quarta-feira o aquartelamento de 149 controladores de tráfego aéreo do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília.
O "plano de reunião", como é definido pela FAB, havia sido acionado ontem para pôr fim aos atrasos que atingiam os vôos em todo o país, causados pela falta de operadores.
Segundo a FAB, o aquartelamento foi suspenso porque a situação já estaria normalizada nos aeroportos e as escalas de controladores completas. Nesta quarta, no entanto, os atrasos continuaram nos aeroportos de São Paulo e Brasília, onde os vôos atrasaram, em média, 40 minutos.
Hoje é o quinto dia seguido de atrasos. No fim do mês passado e no feriado prolongado de Finados (2), uma operação-padrão --aumento do intervalo entre decolagens e diminuição no número de vôos por controlador-- realizada pelos operadores de tráfego aéreo causou atrasos generalizados nos pousos e decolagens.
Os problemas na escala do Cindacta 1 são agravados pela ausência de diversos controladores, afastados por problemas de saúde desde o último dia 29 de setembro, quando um Boeing da Gol caiu em Mato Grosso e matou 154 pessoas.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
FAB suspende aquartelamento de controladores de tráfego aéreo
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A FAB (Força Aérea Brasileira) suspendeu às 18h30 desta quarta-feira o aquartelamento de 149 controladores de tráfego aéreo do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília.
O "plano de reunião", como é definido pela FAB, havia sido acionado ontem para pôr fim aos atrasos que atingiam os vôos em todo o país, causados pela falta de operadores.
Segundo a FAB, o aquartelamento foi suspenso porque a situação já estaria normalizada nos aeroportos e as escalas de controladores completas. Nesta quarta, no entanto, os atrasos continuaram nos aeroportos de São Paulo e Brasília, onde os vôos atrasaram, em média, 40 minutos.
Hoje é o quinto dia seguido de atrasos. No fim do mês passado e no feriado prolongado de Finados (2), uma operação-padrão --aumento do intervalo entre decolagens e diminuição no número de vôos por controlador-- realizada pelos operadores de tráfego aéreo causou atrasos generalizados nos pousos e decolagens.
Os problemas na escala do Cindacta 1 são agravados pela ausência de diversos controladores, afastados por problemas de saúde desde o último dia 29 de setembro, quando um Boeing da Gol caiu em Mato Grosso e matou 154 pessoas.
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