Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 23h12

Presos espancam colega durante rebelião em Maceió

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

Um preso foi espancado por detentos do presídio Cyridião Durval, em Maceió (AL), durante princípio de rebelião ocorrido na manhã desta sexta-feira.

Segundo informações da Secretaria de Ressocialização do Estado, os presos destruíram parte da parede da cela onde um preso acusado de estupro era mantido isolado.

Os detentos ameaçaram matar o preso e exigiram o afastamento do diretor de disciplina da unidade, Luiz dos Santos, interino no cargo desde outubro.

O secretário de Ressocialização, Aurélio Rosendo negociou diretamente com os presos e cedeu à reivindicação. A rebelião foi controlada pela guarda do presídio. A Polícia Militar não chegou a ser acionada.

Os detentos libertaram o refém no início da tarde. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Maceió. Segundo informações transmitidas ao Conselho Estadual de Direitos Humanos de Alagoas, o preso teve apenas ferimentos leves.

O presídio Cyridião Durval abriga 376 presos e sua capacidade é para 320 homens. A unidade é reservada a presos que aguardam sentença judicial.

O governo do Estado já havia atendido reivindicações de presos para afastar diretores de presídio em rebelião ocorrida em outubro no presídio Baldomero Cavalcanti, também na capital alagoana. Na ocasião, os presos fizeram cinco integrantes da Pastoral Carcerária do Estado reféns.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rebelião de presos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página