Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 17h27

Setor aéreo poderá ter sistema unificado de informações sobre vôos

Publicidade

da Folha Online

Uma reunião realizada nesta quarta-feira entre representantes do setor aéreo determinou a criação de um sistema unificado de informações de horários de partidas e chegadas de vôos acessível a partir de todos os aeroportos brasileiros. Desde o final de outubro, uma crise no controle de tráfego aéreo nacional que se estendeu às companhias aéreas provocou ao menos duas seqüências de atrasos e cancelamentos de vôos.

Nas duas ocasiões, uma das principais reclamações dos passageiros afetados pelo problema era o desencontro das informações.

O projeto de criar um sistema unificado foi discutido entre representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), da Infraero (estatal que administra os aeroportos), do Dcea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e das companhias aéreas.

Interministerial

O ministro da Defesa, Waldir Pires, retomou, durante outra reunião realizada nesta quarta, a idéia de desmilitarizar o controle de tráfego aéreo brasileiro. "Há aspirações para que haja uma mudança para um controle civil, compatibilizando com a defesa do espaço aéreo feito pela Aeronáutica e a unidade desses sistemas (civil e militar)."

Pires coordena a comissão interministerial formada para apresentar soluções para os problemas do tráfego aéreo brasileiro. Integram o grupo representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Anac, da Infraero e de três instituições da sociedade civil.

"Trabalhamos na linha de que haja um consenso no grupo de trabalho. Se não houver, teremos então uma decisão de Estado, de governo", afirmou.

Leia mais
  • Assaltantes de prédio em Ipanema abandonam objetos durante a fuga
  • Vigia morre com tiro acidental dentro de vestiário do Inpe em SP
  • Assembléia aprova indenização a policiais mortos em ataques em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página