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30/11/2006 - 18h04

Confira a íntegra do bate-papo com Alencar Izidoro

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da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Alencar Izidoro, repórter de Cotidiano, sobre o reajuste nas tarifas de transporte em São Paulo. O texto abaixo reproduz a forma com os participantes digitaram. Participaram do chat 163 pessoas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Alencar Izidoro sobre o aumento das tarifas de trem, metrô e ônibus em São Paulo. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:01) Alencar Izidoro: Caros e caras, boa tarde, estou à disposição.

(05:01:55) amarilis fala para Alencar Izidoro: qual a justificativa para o aumento?? R$2,30 é muito!!!!

(05:04:55) Alencar Izidoro: Cara amarilis, realmente foi um reajuste alto, bem acima da inflação (7% pelo IPCA e 4,7% pelo IPC). Os motivos envolvem desde uma recomposição real de custos até fatores políticos que não são expostos publicamente, como a tentativa de evitar novos reajustes altos até as eleições de 2008 e a visão de técnicos da atual gestão de frear os subsídios ao transporte (algo polêmico entre especialistas).

Folha Imagem
O repórter Alencar Izidoro, que participa de bate-papo
O repórter Alencar Izidoro, que participa de bate-papo


(05:04:55) renato fala para Alencar Izidoro: olá, boa tarde. Gostaria de saber se esse aumento será revertido em novos onibus na cidade?

(05:07:00) Alencar Izidoro: Caro Renato, sim, há previsão de aumentar a renovação da frota no ano que vem, mas essa é uma exigência contratual, que, em tese, independeria do aumento da tarifa.

(05:07:12) Gaspard fala para Alencar Izidoro: Oi Alencar, Vc não acha que o táxi está muito caro em SP; e uma eventual redução no preço poderia viabilizar melhor o trânsito na cidade???

(05:10:56) Alencar Izidoro: Caro Gaspard, realmente acho que os preços do táxi em SP são altos em relação a diversas capitais do país e até a outros países e esse problema, que tende a afastar cada vez mais passageiros, é reconhecido por boa parte dos taxistas (muitos são contrários ao reajuste). A redução do preço, como forma de aumentar os passageiros e a rotatividade, é vista por muita gente como uma solução mais adequada para atender os interesses tantos dos taxistas como dos usuários. A atual gestão cogitou inclusive a implantação de um táxi diferenciado, mais popular.

(05:11:02) trabalhador fala para Alencar Izidoro: gostaria de saber se esse aumento vai benificiar a todos com o que por exemplo?

(05:14:36) Alencar Izidoro: Caro trabalhador, qual aumento? Dos ônibus? Por si só ele só é benéfico para quem não usa ônibus e não terá seu dinheiro dos impostos revertido em subsídios. Para os usuários do transporte público ele pode até provocar benefícios indiretos (como a garantia de renovação da frota), mas é muito discutível. A princípio, eles só perdem.

(05:14:42) Abner fala para Alencar Izidoro: Há possibilidade de o valor da tarifa voltar a ser R$ 2,00, como antes?? Pois atualmente mora em uma cidade onde isso aconteceu, depois de duas semana do aumento da tarifa, um Juiz determinou a volta da tarifa antigua.

(05:15:49) Alencar Izidoro: Caro Abner, esse é uma questão que depende de decisões políticas e da Justiça. Mas, na prática, acho impossível pelo contexto atual.

(05:16:00) Reginaldo fala para Alencar Izidoro: Boa tarde, vc acha q com esse aumento da tarifa em São Paulo outras capitais podem acompanhar e também aumentar as mesmas

(05:17:56) Alencar Izidoro: Caro Reginaldo, os meses pós-eleições costumam tradicionalmente concentrar esse tipo de medida, que é impopular. Então muitas cidades já até anunciaram reajustes. E SP sempre é referência no país, é comum realmente outras capitais acompanharem essa tendência.

(05:18:02) Ursinha fala para Alencar Izidoro: Quando a legalização do transporte alternativo, aqui no RJ será implatado a mesmo sistema que deu certo em Minas, em Sp há previsão de que tb acabem por aderir esse sistema?

(05:20:15) Alencar Izidoro: Cara Ursinha, em SP o transporte alternativo, feito por perueiros, já está regulamentado e há contratos de permissão desses operadores com a prefeitura, por sete anos, há três anos. Os clandestinos hoje são minoria em relação ao que existia nos anos 90.

(05:20:21) Marc(h)-32-sp fala para Alencar Izidoro: Alencar, os estudantes falaram que iam fazer novos protestos hoje. Pela sua expeciência na cobertura no setor, o fato de eles anunciarem que entrarão na Justiça pode trazer algum resultado eficaz? Já ocorreu em outros locais do Brasil (Florianópolis, Salvador...) Como foi?

(05:22:30) Alencar Izidoro: Caro Marc(h)-32-sp, ainda não senti nos protestos dos estudantes em SP, ao menos até agora, a mesma força de pressão que eles tiveram tempos atrás em Florianópolis e Salvador. Acredito que não haverá mudança na tarifa por determinação judicial.

(05:22:36) Carlos A fala para Alencar Izidoro: Caro Alencar, vejo que ao aumento das tarifas é algo engendrado pelo poder público e operadoras particulares, pois nao dá pra entende r com metro, onibus, trolebus e trem, que tem custos diferentes têm o mesmo preço

(05:26:46) Alencar Izidoro: Caro Carlos A, realmente sempre houve pressões externas de empresas de ônibus para reajustes. Mas, em SP, elas são remuneradas hoje por um valor fixo, reajustado anualmente, e que independe da tarifa. Ou seja, em tese elas não ganham com esse reajuste (é bom que diga em tese, porque na prática há outros fatores que podem acarretar em vantagens ao setor privado). E realmente metrô, ônibus, trens, os custos são completamente diferentes. A ressalva é que a tarifa não é calculada necessariamente para cobrir esse custo, porque esses sistemas são subsidiados. Alguns mais, como os trens da CPTM, outros menos, como o Metrô. O custo na CPTM beira R$ 3,50 por passageiro.

(05:26:46) renato fala para Alencar Izidoro: há cerca de 3 anos, os protestos em Londrina (PR) foram bastante violentos. Com o lema "Pula catraca ou entra por detraz", os estudantes fizeram barulho e tivemos quase uma semana de caos, resultando na morte de um garoto que foi atropelado pelo ônibus, na saída do terminal urbano da cidade. Mesmo assim, não teve jeito, a tarifa subiu do mesmo jeito. Será que os eternos gritos de protesto não surtem efeito?????

(05:28:34) Alencar Izidoro: Caro renato, acredito que os protestos, de maneira geral, podem sim levantar discussões na sociedade e surtir efeito. Mas tudo depende de várias coisas. Depende de como é esse protesto, qual é a adesão e legitimidade das contestações, várias coisas.

(05:28:46) cobrador fala para Alencar Izidoro: vc acha que os mototaxis, que estão em 40% (se não me engano) das cidades do país seria viável em são paulo? pode não ser seguro, mas é rápido e seria barato...

(05:32:19) Alencar Izidoro: Caro cobrador, acho que os mototaxis seriam viáveis econonomicamente em SP e teriam um grande potencial de passageiros interessados, mas isso não quer dizer que seria bom para a cidade e para a sociedade. É um tipo de transporte muito arriscado e a segurança viária está sempre em primeiro lugar. A expansão das motos já é um problema em SP (com quantidade crescente de mortes no trânsito). Imagine se houvesse mototaxi (cuja regulamentação é ainda mais difícil pelo poder público)?

(05:32:31) kassab fala para Alencar Izidoro: vc saber quanto a prefeitura economizou abrindo os terminais e a diminiução das viagens e o fato das empresas naum ganharem mais por viagem como a marta fez? vc acha que foi muito abusivo ?

(05:36:28) Alencar Izidoro: Caro kassab, em relação aos terminais, não sei quanto a prefeitura economizou, mas a sua abertura tem argumentos justificáveis devido à adoção do bilhete único (tanto que era defendida por aliados de Marta, do PT, e de Serra, do PSDB). Sobre a forma de pagamento às empresas, elas ganham por passageiro transportado, conforme os contratos feitos por Marta em 2004. Antes elas não ganhavam por viagem, mas sim pela soma da arrecadação tarifária e dos subsídios.

(05:36:46) pedro fala para Alencar Izidoro: caro alencar, porque quando a marta criou uma taxa de 6 reais que sequer atingia toda a população todos a chamaram de Martaxa e no entanto com 24 reais por mes tirados da maior parte da população trabalhadora de cidade (60 centavos de aumento no onibus nos ultimos 3 anos, sem contar com a dificultação no acesso ao bilhete único) a imprensa não demonstra a mesma sanha destrutiva em relação aos prefeitos?

(05:40:32) Alencar Izidoro: Caro pedro, esse tipo de apelido atribuído à ex-prefeita foi dado pela oposição do PT na Câmara, não pela imprensa. Acredito que fiz uma cobertura crítica em minhas reportagens das decisões políticas e reajustes no transporte tanto no governo Marta como nos demais.

(05:40:50) André fala para Alencar Izidoro: Alencar, ouvi dizer que há superfaturamento em diversas planilhas apresentadas pela prefeitura. Quais os interesses que podem estar envolvidos no supoerfaturamento?

(05:44:34) Alencar Izidoro: Caro André, essa é uma acusação que vereadores fizeram às planilhas apresentadas pela prefeitura. Eu acho também que há itens superestimados. O interesse seria inflar a situação do déficit do transporte para justificar um grande reajuste da tarifa e, no futuro, eventualmente adotar medidas impopulares, como restrições a alguns benefícios. Mas a prefeitura nega essa versão.

(05:44:47) Thiago fala para Alencar Izidoro: E o bilhete único? está muito caro também. É a mesma explicação?

(05:48:42) Alencar Izidoro: Caro Thiago, o bilhete único, para quem aproveita o benefício das baldeações gratuitas, não é caro, pelo contrário. O cara que pega dois ônibus por R$ 2,30 não paga muito em relação a outras cidades. Mas vale ressalvar que isso representa a menor parte do total de viagens, salvo engano 40%. E muitos desses passaram a usar dois ônibus só porque as linhas foram seccionadas (ou seja, antes do bilhete muitos pegavam só um e hoje pegam dois, mas com uma só tarifa).

(05:48:48) Neurônio fala para Alencar Izidoro: Boa tarde! É sabido de que o Serra simplesmente pegou carona no Bilhete único da Marta e usou-o como se fosse idéia original dele na ampliação para o Metrô, SEM QUE O METRÔ tivesse condições de recepcionar tal contingente de usuários que sobrecarregam e superlotam o Metrô provocando ainda mais caos... Com este aumeto tanto de bus quanto do Metrô, qual a solução que tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado prevê para soluções urgentes, sendo que até mesmo a direção solidária, que contribuía p/ o não congestionamento o Serra retirou...

(05:52:00) Alencar Izidoro: Caro Neurônio, as decisões de Estado e prefeitura sobre esse reajuste foram visivelmente desencontradas e não foi divulgada nenhuma solução urgente para evitar mais superlotação no Metrô (que tende a ocorrer porque os dois transportes passaram a sair pelo mesmo preço e todo mundo costuma dar preferência ao metrô). O que eles alegam é que essa migração de passageiros tende a ser pequena.

(05:52:06) zEd fala para Alencar Izidoro: Em Nova Iorque existe uma tarifa de US 7 em q você pode usar os meios de trasporte o dia todo, independente de quantas vezes for o uso. Seria viavel a implementaçao disso no bilhete unico?

(05:55:11) Alencar Izidoro: Caro Ed, algumas pessoas defendem essa possibilidade. Quanto mais opções diferenciadas, maior a tendência de incentivo ao uso do transporte público. Tecnicamente é viável, mas é preciso estudar se efetivamente valeria a pena.

(05:55:17) Alexandre fala para Alencar Izidoro: Enfim, não é o caso da Folha expor quais têm sido, historicamente, as relações de poder que estão influenciando as medidas que são tomadas sempre desprivilegiando a classa mais fraca (a mais pobre)? Não é o caso de relacionar esta medida de aumento de passagem com isto? E colocar isto na manchete do jornal de domingo?

(05:58:17) Alencar Izidoro: Caro Alexandre, em relação ao transporte, posso citar dezenas de matérias nas quais já relatei como as tarifas subiram muito acima da inflação nos últimos anos e como essas medidas acentuaram um fenômeno chamado "os excluídos do transporte", de pessoas que andam a pé por falta de dinheiro para pagar até a tarifa e que até dormem na rua ou em albergues por falta de dinheiro da condução na volta para casa.

(05:58:23) André fala para Alencar Izidoro: Alencar, outra pergunta. COmo está a articulação dos empresários através da campanha tarifa cidadã? Você acha que eles conseguirão acabar com as gratuidades de estudantes e idosos e obter mais subsidios do governo?

(06:02:53) Alencar Izidoro: Caro André, os empresários estão articulados com uma série de entidades e há argumentos bastante defensáveis para aumentar subsídios (afinal, os mais pobres é que andam de ônibus e é bom para todo mundo aumentar a utilização do transporte coletivo) e restringir algumas gratuidades (como a de estudantes do setor privado). Mas acho que vai ser difícil e é preciso ficar muito atento e vigilante pelo risco de esse tipo de ajuste ser revertido não em menores tarifas e benefícios aos passageiros, mas sim em maior remuneração dos empresários.

(06:03:12) Alencar Izidoro: Caros e caras, agradeço pela atenção. Satisfações

(06:03:18) Geovanna - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alencar Izidoro e de todos os internautas. Até o próximo!

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