Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2006 - 09h32

Parque no Piauí cria passagens especiais

Publicidade

FRANCISCO FIGUEIREDO
da Agência Folha

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Estado do Piauí, criou passagens para pessoas com deficiência física em locais que abrigam pinturas rupestres no local. O parque foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

De acordo com a superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Diva Figueiredo, a iniciativa é pioneira porque sítios arqueológicos costumam estar localizados em lugares de difícil acesso.

Segundo informações do Iphan, a reforma também envolveu ações de limpeza, de drenagem e de conservação dos sítios arqueológicos, além da colocação de placas indicativas para os visitantes. As obras estão orçadas em R$ 509 mil.

Inauguração

A inauguração foi marcada para o próximo dia 16 --data também da abertura, no local, de um simpósio internacional sobre o povoamento das Américas.

As pinturas e gravuras do parque deram origem a diversos estudos sobre a ocupação original do continente.

Um dos objetivos da reforma foi diminuir riscos de prejuízos ao patrimônio por conta de enxurradas.

"A preservação da natureza está ligada à preservação do patrimônio cultural. O desequilíbrio ecológico pode comprometer as pinturas, que são o maior valor da área", afirmou Figueiredo.

Localizado no município de São Raimundo Nonato (a 546 quilômetros de Teresina), no semi-árido piauiense, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga mais de 400 sítios arqueológicos e tem uma área de cerca de 130 mil hectares.

Contatado na tarde de ontem, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) não soube informar quantos parques nacionais contam com acesso para pessoas com necessidades especiais.

A reportagem também contatou a administração do Parque Nacional da Serra da Capivara para comentar o assunto, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Parque da Capivara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página