Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2007 - 13h18

Anac anuncia auditoria na TAM para apurar atrasos

Publicidade

da Folha Online

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizará uma nova auditoria na TAM para investigar os motivos dos transtornos registrados nos aeroportos no fim do ano passado.

Na auditoria concluída semana passada, técnicos descartaram grande influência do overbooking --reserva de passagens acima da capacidade dos aviões-- como causa dos atrasos. A nova fiscalização deverá avaliar, também, o estado das seis aeronaves que entraram em manutenção, provocando os problemas em dezembro.

O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, disse que a força-tarefa realizada recentemente teve o objetivo de investigar apenas as centrais de reserva, devido às denúncias da prática de overbooking. Segundo ele, a agência vai esperar o resultado da auditoria para definir possíveis punições à empresa, de acordo com informações da Agência Brasil.

Zuanazzi afirmou que todas as companhias aéreas deverão ser monitoradas, especialmente em períodos de maior procura --como feriados prolongados-- para evitar que os passageiros voltem a enfrentar transtornos.

Crise

Desde o final de outubro de 2006, o setor aéreo enfrentou diversas seqüências de atrasos e cancelamentos de vôos.

Inicialmente, os problemas foram causados pela operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. Depois, foram registrados atrasos também provocados por panes e falhas em equipamentos.

Em dezembro, os atrasos enfrentados pelos passageiros às vésperas do Natal foram atribuídos ao fato de a TAM retirar seis aeronaves de operação para realização de manutenção.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página