Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2007 - 20h55

Nível de oxigênio aumenta no rio dos Sinos

Publicidade

da Folha Online

Técnicos do Seamb (Serviço de Emergência Ambiental) e do Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler) registram aumento no nível de oxigenação no rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

Segundo o governo do Estado, a medição desta quarta-feira registrou 4,1 mg/l em São Leopoldo e 4 mg/l em João Correa. Na sexta-feira, os índices foram de 2,4 mg/l e 2,0 mg/l, respectivamente.

O aumento da oxigenação é atribuído ao aumento da vazão do rio graças a chuvas isolados ocorridas nos últimos dias. Um equipamento de injeção de oxigênio foi instalado em Sapucaia do Sul para melhorar as condições do rio.

No último dia 4, o rio registrou mortandade de peixes entre os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo. No início de outubro passado, 85 toneladas de peixes mortos foram encontradas no rio. Seis empresas foram responsabilizadas pela matança dos peixes e multadas em um total de R$ 1,2 milhão pela Fepam.

Em dezembro, uma nova ocorrência de mortandade no rio: ao menos 15 toneladas apareceram mortos. Equipes de serviço de emergências ambientais do governo realizaram coleta de água do rio água para avaliar a situação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes ambientais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página