Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2007 - 23h14

Polícia prende foragido usando pesquisa no Google Earth

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Usando rastreamento de celular e cruzando a estratégia com uma pesquisa no site Google Earth --de visualização de imagens de satélite em todo o planeta--, a polícia gaúcha prendeu, na noite de domingo (7), um foragido da Justiça.

Joel Campos da Silva, 27, conhecido como Matador, foi preso ao chegar à rodoviária de Tramandaí (120 km de Porto Alegre), no litoral do Estado.

De acordo com o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), não é a primeira vez que se recorre ao Google Earth como ferramenta investigativa. Dessa vez, porém, seu uso foi determinante.

O rastreamento do celular de Silva forneceu as coordenadas geográficas de onde ele estava. O Google Earth mostrou a área das coordenadas.

''Conseguimos estabelecer, por intermédio do Google Earth, a localização provável do executor. Uma equipe foi ao litoral e confirmou a região que seria o paradeiro do procurado", disse o delegado Juliano Ferreira.

A presença de Silva --que estava foragido desde maio-- no litoral norte gaúcho era investigada desde 22 de dezembro. Na ocasião, a polícia do Estado desarticulou uma quadrilha na região metropolitana de Porto Alegre que teria ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Silva recebeu seu apelido por ser um matador profissional --segundo a polícia, ele matou ao menos seis pessoas. Condenado a 13 anos e meio de prisão, foi preso na presença da mulher e de dois filhos, com uma pistola, documento falso e maconha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página