Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 22h37

Número de municípios em emergência sobe para 69 em MG

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em São Paulo e Campinas

Subiu para 69 o número de municípios de Minas Gerais em situação de emergência por causa das chuvas.

Nos últimos quatro dias, segundo a Defesa Civil do Estado, a Zona da Mata e o sul do Estado foram as regiões mais afetadas. Na Zona da Mata, a situação foi agravada pelo rompimento de uma barragem de mineração em Miraí.

O corpo de um homem foi encontrado na terça-feira em Paraisópolis, no sul de Minas, aumentando para 21 o número de mortos pela chuva desde outubro de 2006.

O corpo do lavrador Antônio da Silva, 47, foi encontrado em um ribeirão. Segundo a Defesa Civil, ele havia desaparecido no sábado, na região da cidade de Gonçalves, arrastado por uma enxurrada.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, uma tempestade na noite de anteontem deixou 135 pessoas desalojadas. Desde o início do ano, são 696 desalojados no município. Dois córregos transbordaram, ruas ficaram alagadas e 158 ocorrências de emergência foram atendidas.

Durante o temporal de menos de uma hora, foram registrados 59 mm (59 litros por m2) de chuva. Do início de janeiro até ontem havia chovido 243 mm na cidade, o equivalente a 77% da média histórica de janeiro, de 315 mm.

Pelo menos outras duas cidades da Zona da Mata mineira registraram ocorrências graves por causa da chuva. Em Miradouro, um temporal entre anteontem e ontem afetou cerca de 1.000 famílias --cerca de 180 famílias estão desabrigadas. Em Ewbank da Câmara, houve alagamentos de ruas e casas.

São Paulo

O bebê de seis meses ferido em desabamento de barranco na semana passada, em Jundiaí (SP), teve morte cerebral hoje.

O irmão do bebê, Carlos Daniel Fernandes, 6, morreu último dia 5 --um dia após o desmoronamento.

Os irmãos dormiam no quarto no momento em que houve um deslizamento e o desabamento parcial da casa, na periferia da cidade.

Jundiaí foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas na semana passada no Estado. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados cerca de 215 mm de chuva nos oito primeiros dias do ano --a média de janeiro na cidade é de 300 mm.

Colaborou CÍNTIA ACAYABA, da Agência Folha

Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página