Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2000 - 17h00

Empresa que administra bondinho tem 48 horas para deixar o negócio

Publicidade

SABRINA PETRY
da Folha de S.Paulo, no Rio

A Secretaria de Patrimônio da União enviou hoje à empresa que administra o bondinho do Pão de Açúcar, a Caminho Aéreo Pão de Açúcar, uma notificação para que desocupe o prédio no prazo de 48 horas. A empresa explora os teleféricos desde o início do século.

A Agência Rio_ ONG conveniada à Prefeitura do Rio e ao governo do Estado_ será a responsável, temporariamente, pela administração do complexo turístico, até que seja feita licitação para escolher a nova empresa que vai explorar o local. O edital da concorrência já está pronto.

A ordem de desocupação foi dada depois que a secretaria passou a exploração do Pão de Açúcar da União para o município, atendendo a pedido do prefeito Luiz Paulo Conde.

Desde o início do século, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar tem sido a responsável pela administração do bondinho. A concessão da empresa, entretanto, chegou ao fim e não foi renovada pela Secretaria de Patrimônio.

O pedido do prefeito é anterior ao acidente ocorrido na tarde de sábado, quando um cabo de tração que sustenta os bondinhos se rompeu, desabando de uma altura de 200 m. Dois bondinhos, com cerca de 60 pessoas a bordo no total, ficaram parados perto da estação do morro da Urca e da estação da Praia Vermelha.

No ano passado, a prefeitura já havia tentado a transferência, mas uma decisão judicial garantiu à empresa o direito de continuar na administração do complexo, que administra desde o início do século.

Hoje à tarde, cerca de 230 funcionários da Caminho Aéreo Pão de Açúcar realizaram um protesto na praia Vermelha contra a decisão de cancelar a concessão.

Os advogados da empresa passaram a tarde de hoje estudando as medidas jurídicas que poderão ser tomadas para recorrer da notificação. A representante dos funcionários, Vânia Elisabeth, disse que foi elaborado um abaixo-assinado para ser entregue hoje a Conde, pedindo um prazo para que a companhia possa se defender na Justiça. O documento ainda questiona o prefeito sobre o destino dos 230 empregados que perderão seus empregos com o fim da concessão.

No aniversário do bondinho do Pão de Açúcar, que comemora hoje 88 anos, será realizada mais uma manifestação de funcionários contra a decisão da Secretaria de Patrimônio da União. Eles se concentrarão na praia Vermelha e irão em carreata até a sede da prefeitura para entregar o abaixo-assinado.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página