Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 12h02

Anac aguarda notificação da Justiça sobre Congonhas

Publicidade

da Folha Online

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda não foi notificada sobre o pedido de informações da Justiça Federal em relação ao aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo).

Na sexta-feira (26), o juiz Ronald de Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível, pediu informações sobre o aeroporto para avaliar um pedido do Ministério Público Federal, o qual exige o fechamento do aeroporto por questões de segurança. Para a procuradoria, os constantes derrapamentos de aviões que ocorrem na pista ameaçam a vida de passageiros, tripulantes e moradores da região.

De acordo com a assessoria de imprensa da Anac, o juiz teve uma reunião na sexta com representantes da agência e da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), na qual pediu informações técnicas sobre a pista. Mesmo assim, Carvalho Filho resolveu pedir mais informações sobre o terminal.

A agência deverá dizer as distâncias de pouso e decolagem no terminal, em pista molhada, para aviões com peso máximo de decolagem acima de 40 toneladas em operações com capacidade máxima.

Já a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) terá que informar o comprimento da pista; o número médio de pousos e decolagens em dias úteis de aeronaves com o peso superior a 40 toneladas; o número médio de pousos e decolagens por hora, também em aviões com o mesmo peso e a capacidade de pousos e decolagens por hora da pista auxiliar.

A Justiça também quer saber da Infraero quais eram os modelos das aeronaves envolvidas em dois derrapamentos, ocorridos em março e em novembro de 2006.

Reforma

As pistas devem passar por uma reforma a partir do dia 27 de fevereiro. Cerca de 40% dos vôos diários de Congonhas devem ser transferidos para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal. Antes do fim desta segunda obra, a Infraero começa obras no aeroporto de Guarulhos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o aeroporto de Congonhas
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página