Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2007 - 14h50

PF realiza operação no Paraná contra tráfico de armas e de drogas

Publicidade

da Folha Online

A PF (Polícia Federal) em Guaíra, no Paraná, realizou na manhã desta quarta-feira uma operação para desarticular uma suposta quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas, armas e munição. A Justiça expediu 17 mandados de prisão e 11 de busca para serem cumpridos no Paraná, no Rio e em São Paulo.

De acordo com as investigações, armas e drogas eram adquiridas no Paraguai por criminosos que moravam em Guaíra e em Umuarama e, depois, eram enviadas para o interior dos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A PF afirma que os integrantes da quadrilha recebiam veículos furtados e roubados em diferentes regiões do Brasil, que eram utilizados como moeda de troca com traficantes paraguaios.

Ainda durante as investigações que resultaram na chamada operação Parabellum, os policiais monitoraram as ações dos criminosos --o que resultou na apreensão de drogas e armas e em prisões em flagrante. Em um dos casos, quatro pessoas foram presas enquanto desenterravam 117 quilos de maconha no interior de uma chácara em Umuarama.

Tráfico internacional

Na terça (30), a PF prendeu 20 suspeitos de envolvimento em uma rede internacional de tráfico de drogas. Batizada de operação Kolibra - conexão Líbano-Brasil, a ação ocorreu em seis Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A operação foi realizada após investigações que contaram com um trabalho de cooperação internacional. De acordo com a PF, informações enviadas pela polícia da Alemanha apontaram que libaneses radicados no Brasil operavam um esquema de tráfico internacional de drogas. A quadrilha comprava cocaína em países vizinhos e transportava para Estados Unidos, Europa e África.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tráfico internacional de drogas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página