Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2007 - 18h19

Cartunista cria site para contar mortos pela violência no Rio

Publicidade

da Folha Online

Vinte mortos e 13 feridos desde 1º de fevereiro de 2007. Este é o placar que exibe o site Rio Body Count, criado para mostrar quantas vidas a violência no Rio é capaz de tirar.

Com um design simples, o site, além do placar, mostra um pequeno resumo de cada uma das mortes contabilizadas, baseadas em informações da imprensa. A última a entrar no rol é o assassinato de Marisa Carla L. Gaião. "Levou um tiro no rosto ao reagir a um assalto na rua da Constituição. Paulo Roberto Ramos, de 65 anos, passava pelo local e também foi ferido no peito". Segundo o site, o texto foi retirado do "O Dia Online".

No topo, ao lado do nome da página, há uma imagem do Cristo Redentor visto na mira de uma arma. Um dos criadores do site, o cartunista e ilustrador André Dahmer, diz que a idéia não é denegrir a cidade.

"O que denigre a imagem do Rio são turistas assassinados ou roubados na Linha Vermelha, antes mesmo de chegar aos hotéis. Denigre o Rio a matança de amigos e familiares queridos que nada tem a ver com a omissão do Estado com nossas periferias, estes bolsões de miséria", afirma.

O site é inspirado no Iraq Body Count, página que divulga o número de civis mortos no Iraque. "Achamos que a violência deve ser mostrada e discutida, não queremos o Rio como uma vitrine bonita e um interior horripilante. Queremos a paz, mas não a paz tênue, vigiada por canhões e câmeras", diz o cartunista.

Dahmer --que também é o autor da tira "Malvados"--, divide o projeto com o programador Vinicius Costa. Eles aceitam colaborações. Quem quiser informar sobre algum fato violento na cidade pode entrar em contato com eles, pelo link "Expediente" do site.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página