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03/02/2007 - 17h45

Multa para caminhão que entalar em ponte pode chegar a R$ 75 mil

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da Folha Online

A Prefeitura de São Paulo vai aumentar as penalidades para caminhões que danificarem pontes e viadutos da cidade com excesso de altura. A multa poderá chegar a R$ 75 mil nos casos como o caminhão que derrubou em junho do ano passado a passarela próxima ao aeroporto de Congonhas.

A Prefeitura também informou que vai entrar com ações judiciais para que os motoristas paguem pelos consertos das estruturas das pontes e viadutos que vierem a ser danificados.

Para identificar os veículos que oferecem perigo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deve instalar equipamentos para detectar a altura dos caminhões antes das pontes existentes em vias marginais. O objetivo é evitar que os veículos com altura excessiva cheguem às pontes e viadutos e fiquem presos, o que pode danificar as estruturas e prejudicar o trânsito.

Em uma semana a CET deve apresentar um projeto que garanta mais visibilidade ao sinal luminoso dos detectores de altura, chamados de "portal virtual". Os sete detectores existentes hoje nas marginais não impediram que caminhões entalassem por excesso de altura.

Apenas em janeiro a CET registrou 11 caminhões entalados em pontes e viadutos, sendo sete nas marginais, a maioria na Tietê, e outros quatro nos viadutos Bresser e Guadalajara e também na passagem Gabriela Mistral, na Zona Leste.

A altura mínima regulamentada em São Paulo é de 4,40 metros de altura. Quatro pontes e viadutos estão abaixo dessa altura: viaduto Bresser, na Radial Leste; viaduto Olavo Fontoura, na marginal Tietê, próximo à ponte da Casa Verde; viaduto Guadalajara, na Radial Leste, e pontilhão CPTM, na avenida Gabriela Mistral.

Dos sete detectores de altura instalados na cidade, quatro estão na marginal Tietê, um na marginal Pinheiros, um na avenida do Estado e outro na avenida Gabriela Mistral.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre caminhões com excesso de altura
  • Leia o que já foi publicado sobre queda de passarelas
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