Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 21h47

Anac e aéreas decidirão horário de vôos durante reformas em Congonhas

Publicidade

da Folha Online

Representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e das empresas aéreas se reúnem na próxima quarta-feira (22), na sede da agência, em Brasília, para discutir propostas de remanejamento de horários dos vôos no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) durante as reformas na pista secundária.

Durante as obras a pista principal deve permanecer aberta. A reforma está prevista para começar em 27 de fevereiro. Segundo a Anac, o ajuste será feito apenas com mudanças no horário.

O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal. Antes do fim desta segunda obra, a Infraero começa obras no aeroporto de Guarulhos.

Os sucessivos fechamentos da pista principal de Congonhas, causados pelo acúmulo de água, chegaram a ameaçar as operações do aeroporto, depois que o Ministério Público Federal pediu o fechamento da pista principal para aeronaves Fokker-100, Boeing-737/800 e Boeing-737/700.

A Justiça inicialmente acatou o pedido da procuradoria, mas derrubou a medida em seguida.

Lâmina

Entre março do ano passado e janeiro de 2006, quatro aeronaves derraparam em Congonhas. Desde então, sempre que chove a pista principal fecha para que funcionários da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) meçam a profundidade de água sobre o asfalto.

Os pousos e decolagens são suspensos quando a água acumulada na pista ultrapassa três milímetros (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o aeroporto de Congonhas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página