Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 04h52

Unidos de Vila Maria traz para a avenida a "ressurreição" de Cubatão

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Sexta escola a desfilar na primeira noite do Carnaval de São Paulo, a Unidos de Vila Maria se apresenta com um enredo que fala de renascimento e destruição. A escola mostrará como a cidade de Cubatão (Baixada Santista) deixou de ser o "vale da morte", como era conhecida nos anos 80, para ser exemplo de recuperação social e ambiental.

Em 2006, a Unidos de Vila Maria conquistou o 4º lugar com o enredo "Em Minhas Costas o Brasil Carreguei, nas Minhas Rodas o País Levantei... com o Futuro Eu Sonhei", que homenageou os transportadores rodoviários.

Agora, com o enredo "Vila Maria: Canta, encanta com minha história... Cubatão, rainha das serras", a escola quer mostrar um lado do município que "ninguém conhece", diz o carnavalesco Wagner Santos, 43.

"No começo a escola desfila cores escuras, representando o que a cidade era nos anos 80. Depois vai clareando até mostrarmos como Cubatão é hoje, mais colorida", disse.

Cubatão ficou conhecida nos anos 80 como "vale da morte" por causa da degradação ambiental causada pelas indústrias instaladas na cidade. Pouco mais de dez anos depois, a cidade deixou de ter esse título para receber uma homenagem da ONU (Organização das Nações Unidas) como "cidade verde".

No desfile, a escola vai mostrar vários momentos da cidade. No segundo setor, o carro alegórico vai retratar monumentos históricos de Cubatão. No setor seguinte, a Unidos retratará os nordestinos, que chegaram como trabalhadores nas construções das fábricas. O carnavalesco afirma que "75% da cidade atualmente é formada por nordestinos e seus descendentes".

A escola mostrará o parque industrial de Cubatão no quarto setor. No entanto, diz o carnavalesco, vai mostrar um pólo de indústrias futuristas. E, no quinto setor, mostrará o mangue, a vegetação e a fauna local, representando a "rainha das serras", como Cubatão era conhecida antes da degradação ambiental.

"Vamos mostrar alas muito coloridas. As pessoas vão passar a ver Cubatão com outros olhos", afirmou o carnavalesco. A Unidos de Vila Maria desfila com 4.800 integrantes --escola com maior número de integrantes do Carnaval de São Paulo.

Desfiles

Antes da escola, desfilaram a Império de Casa Verde Tom Maior, X-9 Paulistana, Imperador do Ipiranga e Acadêmicos do Tucuruvi. Depois, a Nenê de Vila Matilde encerra a primeira noite de desfiles do Grupo Especial.

Na noite sábado desfilam pelo sambódromo Pérola Negra, Vai-Vai, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Águia de Ouro, Rosas de Ouro e Mocidade Alegre.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página