Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2007 - 09h11

São Paulo conhece escola campeã do Carnaval nesta terça-feira

Publicidade

da Folha Online

Começa às 9h30 desta terça-feira a apuração das notas obtidas pelas escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Os desfiles ocorreram na sexta (16) e no sábado (17). Neste ano a disputa deverá ser mais acirrada, já que nenhuma das agremiações perdeu pontos antecipadamente.

Entre as integrantes do Grupo de Acesso, somente a Unidos do Parque São Lucas foi punida. A escola perdeu um ponto por ter desfilado com 29 baianas --uma a menos que o mínimo.

Conforme o regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, descem ao Grupo de Acesso as duas últimas colocadas do Grupo Especial e sobem ao Grupo Especial as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso. A apuração das notas das escolas do Grupo de Acesso acontece logo após a do Grupo Especial.

O evento acontece no setor B do sambódromo do Anhembi, na zona norte. A entrada será pelo portão 14, na marginal Tietê, e o ingresso é 1 kg de alimento não-perecível. O que for arrecadado será destinado a cerca de 950 instituições carentes.

Desempate

A ordem dos critérios que servirão, eventualmente, para desempate foi definida por sorteio, pela primeira vez na história do Carnaval de São Paulo. A seqüência é a seguinte: fantasia, mestre-sala e porta-bandeira e evolução.

Os demais itens que foram avaliados são: letra, bateria, comissão de frente, melodia, harmonia, alegoria e enredo.

Cada jurado deu notas entre 7 e 10 às agremiações, podendo fracioná-las em 0,25, 0,5 e 0,75. Nenhuma nota será descartada.

Agremiações esportivas

Embora tenha desfilado entre as escolas do Grupo Especial, a Mancha Verde não concorre ao título. Ela é a única representante do Grupo das Escolas Esportivas. Caso a Gaviões da Fiel confirme as expectativas e seja uma das duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso, a escola deverá se unir à Mancha.

Favoritas

Na sexta-feira, a Império de Casa Verde mostrou que tem grandes chances de levar o tricampeonato com uma homenagem a grandes impérios e alegorias luxuosas --as da comissão de frente, por exemplo, custaram mais de R$ 20 mil cada uma. A Unidos de Vila Maria e a Nenê de Vila Matilde foram bem recepcionadas pelo público.

No sábado, surpreenderam a Vai-Vai, que fez uma apresentação grandiosa, com alegorias recicláveis; a Pérola Negra, que superou as expectativas para uma escola recém-chegada do Grupo de Acesso; e a Águia de Ouro, que conquistou a arquibancada ao trazer a bateria à frente da escola.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página