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23/02/2007
-
10h23
da Folha de S.Paulo
O primeiro trecho do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) começou a operar ontem em período experimental. Até a inauguração da primeira etapa de 8,5 km, entre o parque Dom Pedro (centro) e o Sacomã (zona sul de SP), o transporte será gratuito. A inauguração estava prevista para o dia 8 de março, mas foi adiada para o dia seguinte por causa da visita do presidente norte-americano, George W. Bush, a São Paulo.
O Fura-Fila é um corredor dedicado para ônibus construído parcialmente em via elevada. O projeto foi idealizado em 1996, no fim do governo do então prefeito e atual deputado federal Paulo Maluf (PP), em campanha pela eleição de seu afilhado político Celso Pitta (PP, hoje no PTB).
Eleito, Pitta iniciou a obra, mas não conseguiu concluí-la. Ele acusa o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de não ter cumprido o acordo de repassar o dinheiro para o término da obra.
A sucessora de Pitta, Marta Suplicy (PT), fez mudanças no projeto, mudou o nome para Paulistão e prometeu fazer a obra chegar a São Mateus, na zona leste. Também não concluiu o projeto.
José Serra (PSDB), ao assumir a prefeitura em 2006, mudou novamente o nome para Expresso Tiradentes e prometeu levá-lo até a Cidade Tiradentes (zona leste). Ontem, o prefeito Gilberto Kassab (PFL) voltou a afirmar que a obra até a Cidade Tiradentes estará pronta até o fim de seu mandato, em 2008.
Durante os testes, a capacidade do Fura-Fila será ampliada gradativamente. Ontem e hoje, apenas os dois terminais --Mercado e Sacomã-- funcionaram, com ônibus saindo a cada 20 minutos das 10h às 14h.
Amanhã entram em operação as estações intermediárias Ana Nery e Metrô Dom Pedro. Outras duas estações a serem inauguradas, C.A. Ypiranga e Rua do Grito, serão abertas até o fim do mês. Na próxima terça-feira, o expresso passará a funcionar das 9h às 16h.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Fura-Fila
Fura-Fila começa a funcionar em fase experimental
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O primeiro trecho do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) começou a operar ontem em período experimental. Até a inauguração da primeira etapa de 8,5 km, entre o parque Dom Pedro (centro) e o Sacomã (zona sul de SP), o transporte será gratuito. A inauguração estava prevista para o dia 8 de março, mas foi adiada para o dia seguinte por causa da visita do presidente norte-americano, George W. Bush, a São Paulo.
O Fura-Fila é um corredor dedicado para ônibus construído parcialmente em via elevada. O projeto foi idealizado em 1996, no fim do governo do então prefeito e atual deputado federal Paulo Maluf (PP), em campanha pela eleição de seu afilhado político Celso Pitta (PP, hoje no PTB).
Eleito, Pitta iniciou a obra, mas não conseguiu concluí-la. Ele acusa o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de não ter cumprido o acordo de repassar o dinheiro para o término da obra.
A sucessora de Pitta, Marta Suplicy (PT), fez mudanças no projeto, mudou o nome para Paulistão e prometeu fazer a obra chegar a São Mateus, na zona leste. Também não concluiu o projeto.
José Serra (PSDB), ao assumir a prefeitura em 2006, mudou novamente o nome para Expresso Tiradentes e prometeu levá-lo até a Cidade Tiradentes (zona leste). Ontem, o prefeito Gilberto Kassab (PFL) voltou a afirmar que a obra até a Cidade Tiradentes estará pronta até o fim de seu mandato, em 2008.
Durante os testes, a capacidade do Fura-Fila será ampliada gradativamente. Ontem e hoje, apenas os dois terminais --Mercado e Sacomã-- funcionaram, com ônibus saindo a cada 20 minutos das 10h às 14h.
Amanhã entram em operação as estações intermediárias Ana Nery e Metrô Dom Pedro. Outras duas estações a serem inauguradas, C.A. Ypiranga e Rua do Grito, serão abertas até o fim do mês. Na próxima terça-feira, o expresso passará a funcionar das 9h às 16h.
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