Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 13h14

Serra irá distribuir anticoncepcionais e dobrar laqueaduras

Publicidade

da Folha Online

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anuncia nesta quarta-feira um novo programa Saúde da Mulher --com ações até 2010 voltadas, principalmente, para planejamento familiar, controle de cânceres e atendimento a vítimas de violência.

O programa inclui medidas polêmicas de planejamento familiar, como a distribuição de anticoncepcionais e das chamadas "pílulas do dia seguinte". De acordo com o governo estadual, as pílulas serão distribuídas em parceria com municípios de São Paulo e em complemento ao repasse do governo federal.

Conforme o planejamento, antecipado à Folha Online, o governo do Estado também quer ampliar o número de laqueaduras e vasectomias de 20 mil para 40 mil por ano.

No combate aos cânceres de colo de útero e mama, o programa prevê a realização de um mutirão de papanicolau no segundo semestre deste ano e dois de mamografia, em maio e novembro próximos. Cerca de 150 mil mulheres deverão ser submetidas aos exames, em todo o Estado.

O governo pretende ainda intensificar a assistência à gestação e ao parto nas 79 cidades paulistas com piores índices de mortalidade materna; e ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre anticoncepcionais
  • Leia o que já foi publicado sobre laqueaduras
  • Confira a cobertura completa sobre o Dia Internacional da Mulher
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página