Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 15h11

Exército recomenda à CET que itinerário de Bush não seja divulgado

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O Exército brasileiro recomendou à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que o itinerário do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em São Paulo, não seja divulgado.

Segundo o coronel César Augusto Moura, chefe da seção de comunicação social do Comando Militar do Sudeste, a recomendação seria para preservar a integridade física de Bush e sua comitiva.

"O itinerário não precisa ser divulgado porque o bloqueio das vias [que o presidente irá percorrer] só ocorrerá durante a passagem do comboio, o que deve durar 15 minutos. As vias serão liberadas logo em seguida", disse.

O presidente desembarca no aeroporto de Guarulhos (Grande de São Paulo) às 20h15, e se desloca para o Hotel Hilton Morumbi.

Moura afirmou que uma Cosi (Central de Operação de Segurança Integrada) --que reúne Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros-- foi montada para fazer a "segurança diária" do presidente americano.

Cerca de 4.000 homens, segundo o Comando Militar do Sudeste, foram disponibilizados para fazer a segurança, escolta e itinerário de Bush.

Desde as 13h de hoje, as ruas que dão acesso ao hotel estão interditadas, entre elas John Baird, Arizona, Leon Foucault e Heinrich Hertz.

No entanto, segundo o coronel, moradores da região e pessoas que trabalham no local poderão passar pelo bloqueio policial. "O bloqueio servirá para restringir o fluxo de veículos e pessoas na área." A interdição deve ocorrer até as 18h desta sexta-feira.

Espaço aéreo

O coronel confirmou que a visita do presidente americano ao Brasil trará restrições ao espaço aéreo. A Aeronáutica vai limitar o espaço aéreo num raio de 5 km a partir do trajeto que Bush fará pelas ruas de São Paulo.

A interdição, no entanto, será temporária e localizada, de acordo com Moura. Quando o avião do presidente americano entrar no espaço aéreo brasileiro, um "balão imaginário" --espécie de área de segurança com um raio de 30 km-- vai se formar em torno da aeronave.

O presidente dos EUA fará um giro de sete dias pela América Latina. No Brasil, ele permanecerá por dois dias (nesta quinta e sexta-feira), em São Paulo.

Leia mais
  • Kassab recepcionará presidente Bush no aeroporto
  • Direitos humanos estão na agenda de Bush no Brasil
  • Militantes do PSOL queimam boneco de Bush em frente ao Congresso
  • Plano anunciado por Bush para América Latina é reciclado
  • CET não divulgará rotas alternativas com visita de Bush a São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página