Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2007 - 16h23

Criminosos furtam pit bulls de sociedade de proteção de animais no Rio

Publicidade

da Folha Online

Sete cães da raça pit bull foram furtados de uma organização que abriga animais abandonados na zona norte do Rio de Janeiro. Os responsáveis pela Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) dizem acreditar que os cachorros tenham sido levados no domingo (11), após a instituição encerrar o expediente.

A Suipa oferece R$ 1.000 de recompensa para quem encontrar os cães ou passar informações que resultem no encontro dos animais.

Para Marcelo Marinho, administrador da Suipa, os criminosos invadiram a instituição por um terreno da prefeitura, que está em obras, e fica ao lado do prédio. Segundo Marinho, para retirarem os animais, que ficavam no segundo andar, os criminosos podem ter usado uma escada. Eles fizeram um buraco na parede para retirar os cães.

"Acreditamos que algum ex-funcionário pode ter participado do furto. Eles sabiam que aqueles eram os cães mansos", afirmou o administrador.

Marinho diz acreditar que os cachorros foram furtados para participarem de brigas de pit bulls, conhecidas como rinhas, proibidas por lei Rio de Janeiro desde 2004.

"Esses animais são castrados, não há como os criminosos lucrarem com a procriação deles. Então por isso acreditamos que eles serão levados para rinhas", afirmou o administrador.

De acordo com Marinho, os cachorros furtados são adultos, com idades entre cinco e seis anos, e possuem microchip sob a pele. Com isso, os animais podem ser identificados pois o equipamento possui todas as informações sobre os cães.

A Suipa abriga cerca de 7.000 animais --entre cães, gatos e outros que são abandonados na própria instituição ou nas ruas do Rio. Os animais são tratados e oferecidos à doação.

Cães de raças de grande porte, como os pit bulls, geralmente são abandonados na Suipa após participarem de rinhas. A Suipa abriga cerca de cem pit bulls. "Os cães perdem a briga e os donos acham que eles não servem mais, aí são deixados aqui, todos machucados", afirmou Marinho.

O furto dos animais foi registrado no 25º distrito policial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pit bulls
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página