Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 18h20

Vereador e diretora são presos por suspeita de desvio de merenda em SP

Publicidade

da Folha Online

Um vereador e a diretora de uma escola municipal de Bananal (348 km a leste de São Paulo) foram presos sob suspeita de desvio de merenda escolar. A mercadoria era trocada por comidas e bebidas para festas.

Eles foram presos na segunda-feira (12), após a Justiça acatar o pedido de prisão preventiva feita pelo Ministério Público.

A promotoria abriu inquérito civil para investigar o caso no ano passado, após uma denúncia anônima --uma carta seu autoria circulou pela cidade com as informações sobre o crime.

De acordo com o promotor Eduardo Olavo Neves Canto Neto, a merenda da escola municipal Professor José Luiz Ferreira Germana era desviada pela diretora da unidade, Nathália Nicolau Moreira Franco.

Com os produtos, de acordo com a investigação, a diretora trocava por outras mercadorias e bebidas no supermercado do vereador Luiz Antonio Moura de Souza.

"A merenda chegava uma vez por semana. Ela pegava os produtos que queria. Ninguém questionava, ela é a diretora. Em uma das vezes ela levou toda a mercadoria, as crianças ficaram sem merenda. Muitas crianças vão para a escola só para comer", afirmou o promotor.

O vereador --o mais votado da cidade, segundo o promotor-- e a diretora foram indiciados por peculato (crime praticado por servidor público que se apropria de dinheiro ou bem em benefício próprio ou de outra pessoa). Canto Neto pediu a prisão de ambos após uma testemunha ser procurada pela diretora.

De acordo com o promotor, a Secretaria de Educação de Bananal também abriu procedimento administrativo para apurar a conduta da diretora. Os advogados da diretora e do vereador não foram localizados pela Folha Online.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre merenda escolar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página