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15/03/2007
-
11h00
ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo
O governo Gilberto Kassab (PFL) vai fixar uma nova regra para a utilização do bilhete único pelos idosos sob a justificativa de combater a explosão de fraudes nos cartões que dão direito a viagens gratuitas em ônibus e lotações de São Paulo.
A partir do próximo dia 24, sábado, eles terão no máximo um minuto para passar na catraca depois de encostar seu bilhete único no validador do veículo que registra a passagem.
No caso de descumprimento dos 60 segundos, os registros serão cancelados e as empresas de ônibus e perueiros --que recebem da prefeitura inclusive pelo transporte de quem viaja de graça, como os idosos-- ficarão sem essa remuneração.
Hoje não há restrição de tempo para que os idosos atravessem a catraca depois de encostar os cartões nos validadores.
O secretário municipal dos Transportes, Frederico Bussinger, diz que a situação é motivo de fraudes no sistema e nega que os idosos possam ser prejudicados pela nova regra. 'Um minuto para passar na catraca é tempo suficiente, não é nenhum incômodo', afirma.
Bussinger ressalta que a contagem dos 60 segundos só vale a partir do instante em que determinado bilhete é encostado no validador --até então, podem ficar na parte dianteira dos coletivos por mais tempo.
O idoso que, por alguma razão, não passar pela catraca no prazo máximo, diz Bussinger, poderá descer pela porta da frente sem pagar. Mas, se isso ocorrer, a tendência é que ele seja pressionado pelos operadores --que, na prática, perderão direito a essa remuneração.
A gestão Kassab diz que a nova medida foi definida por conta da explosão de fraudes com cartões que dão direito à gratuidade da tarifa, como os de idosos e portadores de deficiência.
Em 2006, a quantidade de passageiros no transporte saltou 6,14%, enquanto a dos idosos e deficientes subiu 51% --somente nas lotações, 69%.
Bussinger tem duas hipóteses de fraude para os números. Numa delas, os bilhetes são registrados nos validadores (para que a viagem desse usuário seja paga pela prefeitura às viações e perueiros), mas, como alguns idosos preferem descer pela porta da frente do veículo, há cobradores que não giram a catraca e embolsam a tarifa do próximo passageiro pagante.
A segunda envolve a utilização dos cartões que dão direito à gratuidade por terceiros que não teriam direito ao benefício --por exemplo, os filhos de um idoso que viajam de graça com os bilhetes da mãe ou do pai.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre bilhete único
Contra fraude, Kassab cria nova regra para bilhete único de idoso
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da Folha de S.Paulo
O governo Gilberto Kassab (PFL) vai fixar uma nova regra para a utilização do bilhete único pelos idosos sob a justificativa de combater a explosão de fraudes nos cartões que dão direito a viagens gratuitas em ônibus e lotações de São Paulo.
A partir do próximo dia 24, sábado, eles terão no máximo um minuto para passar na catraca depois de encostar seu bilhete único no validador do veículo que registra a passagem.
No caso de descumprimento dos 60 segundos, os registros serão cancelados e as empresas de ônibus e perueiros --que recebem da prefeitura inclusive pelo transporte de quem viaja de graça, como os idosos-- ficarão sem essa remuneração.
Hoje não há restrição de tempo para que os idosos atravessem a catraca depois de encostar os cartões nos validadores.
O secretário municipal dos Transportes, Frederico Bussinger, diz que a situação é motivo de fraudes no sistema e nega que os idosos possam ser prejudicados pela nova regra. 'Um minuto para passar na catraca é tempo suficiente, não é nenhum incômodo', afirma.
Bussinger ressalta que a contagem dos 60 segundos só vale a partir do instante em que determinado bilhete é encostado no validador --até então, podem ficar na parte dianteira dos coletivos por mais tempo.
O idoso que, por alguma razão, não passar pela catraca no prazo máximo, diz Bussinger, poderá descer pela porta da frente sem pagar. Mas, se isso ocorrer, a tendência é que ele seja pressionado pelos operadores --que, na prática, perderão direito a essa remuneração.
A gestão Kassab diz que a nova medida foi definida por conta da explosão de fraudes com cartões que dão direito à gratuidade da tarifa, como os de idosos e portadores de deficiência.
Em 2006, a quantidade de passageiros no transporte saltou 6,14%, enquanto a dos idosos e deficientes subiu 51% --somente nas lotações, 69%.
Bussinger tem duas hipóteses de fraude para os números. Numa delas, os bilhetes são registrados nos validadores (para que a viagem desse usuário seja paga pela prefeitura às viações e perueiros), mas, como alguns idosos preferem descer pela porta da frente do veículo, há cobradores que não giram a catraca e embolsam a tarifa do próximo passageiro pagante.
A segunda envolve a utilização dos cartões que dão direito à gratuidade por terceiros que não teriam direito ao benefício --por exemplo, os filhos de um idoso que viajam de graça com os bilhetes da mãe ou do pai.
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