Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 12h07

SP e Rio retomam emissão de passaportes; entrega pode levar 60 dias

Publicidade

da Folha Online

Os postos das superintendências da PF (Polícia Federal) em São Paulo e no Rio retomaram a emissão de passaportes terça-feira (13), graças à chegada de novos lotes das cadernetas em branco. Na semana passada, o serviço chegou a ser suspenso nos dois Estados, devido à falta dos papéis.

Por causa do número de pedidos acumulados, porém, os prazos para retirada do documento pronto devem permanecer estendidos. Se antes eles levavam de cinco a sete dias, agora chegam a 60 dias, em São Paulo, e a 20, no Rio.

Como a situação ainda não está normalizada, a recomendação da PF ainda é para que quem não tem perspectiva de viajar aguarde para solicitar a renovação do passaporte.

Passaporte novo

Para o presidente da Casa da Moeda, José dos Santos Barbosa, os problemas na emissão dos passaportes ocorreram devido à sobrecarga observada desde o final do ano passado, quando a PF anunciou a criação de um novo modelo do documento --de capa azul. "Eu não tenho dúvidas de que a falta de passaportes decorreu da ansiedade da população."

O novo modelo de passaporte ainda é distribuído em poucos pontos do país.

Em um deles, em Goiânia (GO), os pedidos de passaportes cresceram 20%, neste ano. Com isso, mais de 4.000 agendamentos se acumularam. Para tentar colocar o serviço em dia, foi adotado um novo horário de atendimento, das 7h às 24h --o normal era das 8h às 18h.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre emissão de passaportes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página