Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 10h22

Casos de dengue sobem 573% em Ubatuba

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Um dos destinos mais procurados por turistas no litoral paulista, a cidade de Ubatuba (224 km a leste de São Paulo) enfrenta uma epidemia de dengue às vésperas do feriado da Semana Santa.

Segundo a Secretaria da Saúde do município, de janeiro a março 700 casos autóctones (contraídos no local) foram confirmados. O número representa um aumento de 573% em comparação a todo o ano de 2006, quando houve a confirmação de 104 casos.

Os turistas que forem à cidade para o feriado serão orientados a adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

"Nas principais entradas da cidade, nas praias, haverá panfletagem. Informaremos aos turistas da necessidade de limpar as casas, de passar repelente no corpo e de evitar levar dengue para outros lugares", disse Neilton Nogueira, superintendente de proteção à saúde da Secretaria da Saúde de Ubatuba.

Nogueira disse que todos os hotéis e pousadas da cidade receberão o material com medidas de combate a dengue para a conscientização dos turistas.

A prefeitura já vem realizando operações constantes contra a doença. A área central da cidade é onde está localizada a maior parte das notificações de casos. A estimativa da Secretaria de Turismo de Ubatuba é que 150 mil turistas passem pela cidade na Semana Santa.

O assessor do departamento de turismo do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) do litoral norte, José Carlos de Souza, afirmou que a entidade espera que a epidemia de dengue não cause uma diminuição no número de turistas na rede hoteleira do município.

"Pelos dados que temos até o momento, já há uma taxa de reservas em torno de 60% da capacidade. Até o feriado deve haver uma ocupação de cerca de 90% das vagas, como ocorreu no ano passado." Há cerca de 15 mil leitos na rede
hoteleira de Ubatuba.

A maior parte dos hotéis e pousadas de Ubatuba já realizou reforços na dedetização dos imóveis como medida preventiva, disse Souza.

Segundo Nogueira, os motivos para a ocorrência da epidemia são a alta infestação do mosquito, as chuvas constantes em janeiro aliadas a altas temperaturas e o grande fluxo de pessoas na cidade durante a temporada.

Combate a dengue

No litoral sul, Itanhaém (98 km de São Paulo) também terá ações especiais para conscientizar os turistas que visitarem a cidade durante o feriado. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, a cidade já registrou neste ano 268 casos de dengue --é o segundo município litorâneo mais afetado. Em Santos, foram registrados 84 casos.

Em todo o Estado, desde janeiro até 30 de março foram confirmados 15.237 casos de dengue. Anteontem, foi organizado pelo governo do Estado um dia de combate a doença, com atuação em 500 cidades.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre casos de dengue

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página