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05/04/2007 - 17h21

Confira íntegra do bate-papo com Igor Gielow

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da Folha Online

(03:04:13) Igor Gielow: Oi, boa tarde a todos. Estou à disposição para as perguntas.

(03:04:15) carola: Oi Igor, tudo bem? O que podemos esperar dos controladores de voo para o feriadão prolongado?

(03:05:30) Igor Gielow: carola, em princípio o feriado vai ser tranquilo. mas é preciso observar vários fatores, como estratégia deles na negociação (estão sob pressão) ou mesmo divisão interna.

(03:06:14) ruela: vi que os controladores perdiram "perdão" hoje, o que isso ajuda ou melhora na situação?

(03:07:34) Igor Gielow: ruela, os controladores estão sob intensa pressão depois que o governo recuou e voltou a apoiar o comando militar. a nota é um sintoma disso, mas também pode indicar uma estratégia: neste momento, eles também recuam. o que pode ocorrer é, caso parte dos controladores não aceite essa postura, de haver uma divisão entre grupos. mas mesmo isso não implicaria, agora pelo menos, risco de algum motim incontornável.

(03:07:43) chocolate: Igor, como estão as negociações para a demilitarização da categoria?

(03:08:35) Igor Gielow: chocolate, o grupo de trabalho sobre isso fechou um documento em dezembro no qual previa superficialmente uma transição, com a qual a FAB não concorda. na minha opinião, isso vai ser cozido por um bom tempo ainda, se é que vai acontecer.

(03:08:42) floribella: pode ser verdade q temos um buraco negro no ceu do brasil?

(03:09:40) Igor Gielow: floribella, o que há são pontos nos quais há deficiência na cobertura de radar e de rádio, às vezes concomitantes. depois do acidente da gol, embora isso não tenha sido o fator preponderante, a fab tem tentado solucionar isso.

(03:10:15) cassiopea: Igor, sei que é difícil dimensionar mas acha que toda essa crise já afetou em quanto a imagem do Brasil na área turística?

(03:11:04) Igor Gielow: cassiopea, realmente é difícil. mas do ponto de vista de turismo interno, as desistências para a páscoa já apontam o que vai acontecer: quem puder vai evitar voar. do ponto de vista externo, acho que ainda é cedo para avaliar, mas o dano é inevitável.

(03:11:08) rac2: como você availia a participação do governon essa questão?

(03:11:47) Igor Gielow: rac2, eu acho que o governo falhou desde o começo da crise, e os recuos dos últimos dias apenas mostram a falta de metas claras para a solução dos problema.

(03:11:57) Rudolf: Prezado Igor. quais seriam os efeitos da desmilitarização do controle aéreo?

(03:14:16) Igor Gielow: Rudolf, mesmo que ela venha a ocorrer, não poderia ser feita sem uma diretriz clara sobre toda a estrutura do controle aéreo. afinal de contas, a fab coordena tudo, radares, equipamentos. a idéia da desmilitarização é boa enquanto universal, é assim que funciona na maioria dos países, mas há argumentos na área militar para os riscos de uma descoordenação. e há toda a questão da estrutura toda em volta dos controladores, são milhares de militares no sistema. todos eles virariam civis? isso não está claro.

(03:14:30) Fox: Igor, existe mesmo deficiência na lingua inglesa por parte de nossos controladores?

(03:14:46) Igor Gielow: fox, sim, infelizmente e com as exceções de regra, o nível é baixo.

(03:15:23) Fox: Igor, o governo falhou ao enviar um civil para negociar com os militares?

(03:16:55) Igor Gielow: fox, o governo entrou em pânico na sexta-feira. o envio do ministro paulo bernardo, sem permitir que o comandante da fab participasse diretamente da negociação, mostrou-se um erro grosseiro: gerou uma crise militar por quebra de hierarquia. há quem argumente que o presidente manda na estrutura militar, mas isso é retórico. militar é militar, não pode ser tratado como operário de fábrica.

(03:17:01) Carlos33: Porque é tão difícil desmilitarizar o controle aéreo? Controladores civis e militares podem "coexistir"?

(03:18:27) Igor Gielow: Carlos33, essa coexistência é uma anomalia também, porque há diferente tratamento e direitos. é difícil desmilitarizar porque o sistema brasileiro é militar há muito tempo, e uma transição seria complicada tecnicamente. e há o óbvio: os militares não gostam de perder poder _veja o caso da embraer, a choradeira que se fez no meio militar quando ela foi privatizada. de uma empresa quase falida, virou um ator global.

(03:18:31) rac2: Igor, claramente estão aplicando a "ordem militar" nos contorladores. Acredito que este pedido de desculpas seja um sinal disto. Não sou psicólogo, mas vejo com muita delicadeza toda essa pressão em cima destas pessoas. Quais os riscos associados ao controle áereo brasileiro do jeito que ele está hoje? Devemos temer outro acidente trágico?

(03:19:53) Igor Gielow: rac2, sim, esse é um grande risco. os brigadeiros acham que a imposição à força resolve. conversando com controaldores, você tem a noção clara de que eles estão além dos limites da pressão psicológica. pode haver novos erros por desatenção? em tese, sim. mas é importante ter em mente que eles sabem que um erro agora seria fatal para as pretensões de negociação deles. mas, efetivamente, é uma pressão enorme.

(03:19:57) zoiao: Boa tarde Igor. O governo portou-se como sindicalista no trato desta questão do motim dos controladores?

(03:20:14) Igor Gielow: zoiao, sim, a veia sindical do governo falou alto na sexta.

(03:20:18) andiroba: esse cargo de controladores deveria ser ocupados por oficiais tenentes, pela responsabilidade e pela formacao, uma vez que os oficiais estudam ingles na academia

(03:20:44) Igor Gielow: andiroba, é um ponto de vista, mas a questão não se resume ao fato de falar ou não inglês.

(03:20:53) crn: qual é o real motivo para a paralisação?

(03:22:20) Igor Gielow: crn, o motim de sexta? se vc se refere a isso, é uma sucessão de fatores. primeiro, os controladores queriam mostrar a insatisfação pelo fato de que os resultados do grupo de trabalho não saíram do papel. então, soltaram uma nota dura, fizeram um protesto, mas sem cruzar os braços. como o ministro waldir pires praticamente lhes deu apoio público, sentiram-se encorajados a subir a aposta. quando a fab os ameaçou com prisão, radicalizaram, e o governo cedeu.

(03:22:45) Gilberto: Igor, boa tarde, com este recuo dos controladores pode se dizer que entramos numa ditadura do PT com os militares, porque convenhamos os direitos destes profissionais foi questionado até pelo Ministério Publico e hoje pedem desculpa por serem explorados

(03:24:14) Igor Gielow: Gilberto, não se trata de uma ditadura, mas simplesmente mais uma etapa da disputa. por um lado, os controladores se viram sem apoio no governo (que os traiu, estando certo ou não, isso não vem ao caso). segundo, há um problema de imagem decorrente do motim. acho que eles vão tentar se mostrar ´calmos´, para voltar a negociar. se vai dar certo, é outra história.

(03:24:22) Sergio: Sr. Igor. Se desde o início da crise os controladores tivesses assumido a greve e não ter feito as coisas através de artifícios, colocando culpas em determinados fatores e até mesmo usando de sabotagens camufladas, o Governo não poderia ter tomado atitudes mais enérgicas e claras?

(03:25:55) Igor Gielow: Sergio, sua afirmação carece de dados concretos. O sistema aéreo brasileiro está carcomido por vários fatores, não dá para sugerir que houve realmente sabotagem nos episódios anteriores. até porque se tivesse acontecido, a fab teria condições de identificar e teria todo interesse em usar isso de argumento (interno, pelo menos) para isolar os controladores.

(03:25:57) brad: O ex-comandante da Aeronáutica no governo FHC diz que a situação lembra 1964. (Jango intermediou um acordo com marinheiros). O que vc acha disso?

(03:27:16) Igor Gielow: brad, é exagerado dado o contexto em que estamos. os controladores não estão em um movimento político. estão, sim, ensaiando uma sindicalização. em 64, como alguém disse, lula correria risco de ser ex-presidente se fizesse o que fez. mas felizmente esse risco não existe hoje.

(03:27:22) Rubens: Se a autoridade sobre sistemas de controle de vôo alega que o que se pretende fazer no Brasil é palistivo, Pois o trabalhao correto levaria 8 anos para ser completam ente efetivado e em ordem. Como ficamos?

(03:27:56) Igor Gielow: Rubens, essa é uma boa pergunta, e não sei se o governo tem a resposta. acho que ainda haverá confusão pela frente.

(03:28:07) felix: Essa conversa toda está desviando do assunto principal: nós como clientes do sistema aéreo queremos voar livremente, nos horários disponibilizados pelas empresas aéreas. E o que os controladores estão dizendo é que se continuar nas mesmas condições, outros aviões cairão, com mais passageiros morrendo. Por isso acho que a sociedade deve cobrar é que os políticos governantes melhorem, urgentemente, as condições, e não fique apenas em conversa "fiada", que é a principal característica desse governo. A sociedade precisa cobrar responsabilidade dos controladores e dos políticos, principalmente, dos chefes, antes que morra mais gente.

(03:29:19) Igor Gielow: felix, sim, esse ponto é central. quem sofre é o passageiro. quem pode morrer lá em cima somos nós. e mais: desvia convenientemente do fato de as empresas terem ajudado no sucateamento do sistema aéreo, além da incompetência da área civil do govenro (anac, infraero).

(03:29:22) Gustavo: Olá, boa tarde. Primeiro queria parabenizar por um jornalista se disponibilizar a responder questões vindas direntamente da população. E minha pergunta é simples: porque esse crise não aconteceu a mais tempo, e quais são o fatores primordiais para que acontecesse justo neste momento?

(03:30:15) Igor Gielow: gustavo, a crise não é de hoje. ela começou a ficar aguda com a quebra da varig e a falta de política para reestruturação do sistema, e explodiu com o acidente da gol.

(03:30:18) Dalton: Vc não acha que o Lula, e o PT, mexeram em um vespeiro, quebrando a hierarquia militar, que a meu modo de ver, tem que ser respeitada, visto que eles tem a força, e se essa hierarquia for quebrada, as forças armadas, podem virar uma baderna geral? colocando o povo refem de uma hora para outra??

(03:31:42) Igor Gielow: Dalton, o governo tanto viu que fez bobagem que voltou atrás quando a FAB entregou o controle do espaço aéreo a um órgão que nem existia e mandou seus oficiais saírem dos cindactas. mas o governo não recuou só por medo de baderna _como disse, não estamos em 64_, mas muito porque ficou com um pepino insolúvel na mão.

(03:31:55) Edenilson Simas: Você acha que a criação da CPI com a determinação do STF vai prejudicar ou melhorar a situação?

(03:33:18) Igor Gielow: edenilson simas, a CPI pode ter várias utilidades, mas não creio que ela em si vá ajudar em alguma coisa para a solução do problema. criar novos? há quem tema insatisfação militar se tudo ficar focado na FAB, mas é difícil avaliar isso agora. parece mais papo de governista para enterrar uma CPI que pode chegar a podres de órgãos como a infraero.

(03:33:24) Sandro: Boa tarde......somente passar o controle de militar para civil adianta algo ou somente os controladores terão aumento de salário? Toda estrutura de radares, comunicações e tecnologia é da aeronáutica, para o sistema de defesa e teremos que ter um outro somente para trafego aéreo?

(03:34:27) Igor Gielow: Sandro, esse é um dos problemas dos quais falei acima. a estrutura toda não precisa ser duplicada, em princípio, e controle conjunto pode acabar sendo pior do que o atual. é algo que precisa realmente de uma longa transição.

(03:34:44) Viviane: Acabei de saber que as 16 horas vai ter greve!! Uma atendente da TAM, no Rio de Janeiro (S. Dumont) informou isso ao meu pai, que vai embarcar agora as 16h. Alguém sabe alguma coisa??????

(03:35:25) Igor Gielow: Viviane, até aqui não sabemos de nada (o que não quer dizer que não possa acontecer).

(03:35:30) PABLO: não existe a possibilidade do governo "empurrar com a barriga" ate a realização dos jogos pan americanos e depois a situação se agravar ainda mais?

(03:36:13) Igor Gielow: PABLO, o governo está empurrando com a barriga e acho que vai continuar tentando fazer isso. até a próxima crise.

(03:36:18) lily: 2 perguntas: 1 sob o ponto de vista dos contraladores, até onde eles estão com razão? 2 o medo de voar agora é concreto, existe perigo mesmo?

(03:37:51) Igor Gielow: lily, 1. os controladores têm vários problemas a ser atendidos, de forma que me parece justa. têm condições dificílimas de trabalho, ganham muito mal. daí a se amotinar é outra coisa. 2. olha, não há ainda nenhum sinal objetivo de que voar ficou mais perigoso. eu diria que, sob o foco da mídia, ele pode até ficar mais seguro. mas claramente nunca foi tão seguro quando diziam antes.

(03:37:53) assombrado: Qual a lição o governo poderá aprender com a grve dos controladores?

(03:38:12) Igor Gielow: assombrado, eu não acredito que o governo queira ou aceite aprender algo.

(03:38:26) william: Igor gostaria de fazer mais uma pergunta: Quem fiscaliza esse pessoal? quem fiscaliza se esta tudo em orfen tanto com o controle tanto com os equipamentos? não só força aérea ......mas no governo?

(03:38:58) Igor Gielow: willim, os controladores e o sistema estão sob a responsabilidade da FAB.

(03:39:00) leandro: Quem você acha que perdeu mais com toda essa crise: os controladores que agora pedem perdão, o presidente que demonstrou pouco pulso, a aeronáutica que perdeu o controle?

(03:39:54) Igor Gielow: leandro, acho que todos perdem. os controladores perderam poder de barganha, a fab perdeu de forma institucional, e o governo mostrou o quão volúvel é.

(03:39:59) Carlos33: A compra da Varig pela Gol vaim melhorar ou piorar a crise aérea?

(03:41:08) Igor Gielow: Carlso33, difícil saber. vai depender muito do modo com que forem ocupadas as linhas e espaços de uso em aeroporto que a varig vai passar para a gol. a rigor, talvez haja mais aviões no céu, e isso não é exatamente animador. mas realmente, o problema é menos da empresa nesse caso específico.

(03:41:12) brad: A pergunda que não quer calar: onde está sendo investido o dinheiro arrecadado com a taxa de embarque, uma das mais caras do mundo, conforme noticiado hoje na Folha de São Paulo?

(03:42:20) Igor Gielow: brad, há os problemas de sempre: desvios e contingenciamento de recursos para se fazer o superávit fiscal. mas é bom lembrar que o governo priorizou muito a forma (lojinhas bonitas e salões de embarque luxuosos) do que o conteúdo (o sistema em si).

(03:42:29) ATC-loko: Igor vc tem conversado com algum militar ou civil dacta ou infraero??o governo está preocupado com os militares , mas os civis da infraero eles podem entrar em greve?

(03:43:25) Igor Gielow: ATC-loko, os civis estão meio vendidos na história, pois são uma minoria no sistema. eles falam grosso, tiveram ouvidos no ministério da defesa, mas na hora do vamos-ver não tinham muita margem de manobra.

(03:43:47) Ricardo: Igor você acha que o cargo de controladores de voo tem que realmente ser direcionado a pessoas ligadas a cargos militares ou não?

(03:45:05) Igor Gielow: Ricardo, o fato de ser ou não militar importa pouco, na verdade. nesse particular, o que importa é que seja uma carreira remunerada de forma condizente às responsabilidades, e hoje não é. ser civil, em princípio, lhes daria direito de greve, por exemplo. por isso, acho mistificação essa coisa de ser civil ou militar.

(03:45:07) BRUNO_AGENDE: Caro Igor, sou assessor de imprensa da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, AGENDE....Estamos no meio de um fogo cruzado para definitivamente tentar junto a INFRAERO que é nossa Associada a construir um Terceiro Terminal e uma Terceira Pista para o Aeroporto de Cumbica. Temos estudos, realizamos um Fórum de debate para esta crise....Gostaria que comentasse a respeito.

(03:45:50) Igor Gielow: BRUNO_AGENDE, eu não entendi exatamente o que vc quis que eu comentasse.

(03:46:07) JIMMY: Os pilotos estrangeiros que atuam em rotas nacionais, foram advertidos a terem extremo cuidado quando estiverem sobre nosso espaço aereo. Não existe um orgão regulamentador mundial que possa intervir nisso tudo?

(03:47:13) Igor Gielow: JIMMY, a ifalpa (associação internacional dos pilotos) e a ifatca (dos controladores) estão de olho, soltando avisos. mas intervenção direta não existe, seria ferir a soberania nacional. o que pode acontecer é que as empresas comecem a limitar suas operações no brasil _mas aí seria pedir para elas perderem dinheiro, e não sei se alguém vai querer.

(03:47:21) BRUNO_AGENDE: gostaria que me falasse se você acha que com a construção da Terceira Pista e do Terceiro Terminal, desafogaria congonhas no quesito número de passageiros e se a partir disto a crise ficaria amena.

(03:48:50) Igor Gielow: BRUNO, ah, ok. olha, claramente congonhas é inviável. não dá para ter aquele tráfego todo no centro de uma cidade como são paulo e com a infra-estrutura limitada que congonhas tem. a terceira pista de cumbica sim, parece importante, mas a dúvida é: e o transporte? vai melhorar? deveria haver trens, metrô para ligar os terminais ao centro de SP. é o mesmo argumento sobre um terceiro aeroporto, que me parece igualmente necessário.

(03:48:56) Lilian: Igor, o gov fez um concurso publico pra suprir esta falta de controladores no começo da crise, mas até hoje não chama ninguem da lista de aprovados...Pq? Sabe algo do real motivo ? Ou são os proprios controladores que impedem que novas pessoas adentrem este quadro?

(03:50:12) Igor Gielow: Lilian, ainda não foram chamados porque a seleção não acabou, uma MP aumentou os requisitos daquele concurso. além disso, demora para formar um controlador. mas houve gente que foi chamada e já está trabalhando, quem já tinha formação. não vejo como os controladores queiram vetar algo, eles não têm esse poder.

(03:50:16) Fox: Qtas aeronaves cada controlador é responsável hoje no Brasil? E lá fora?

(03:51:01) Igor Gielow: Fox, há um consenso de que 14 é o limite por setor que cada um controla, mas isso nem sempre é respeitado aqui.

(03:51:05) Peter: Existe forte suspeita de que o dinheiro arrecadado pela infraero não foi apricado na melhoria dos aeroportos e da aviação em geral em nosso país, podemos dizer que como sempre essa crise é resultado da má administração dos governos brasileiros?

(03:51:45) Igor Gielow: Peter, esse é um dos fatores da equação, mas não o único. é a gestão do sistema, e não só verbas, que está em xeque.

(03:52:04) jose: A crise nao acabou e nao acabara tao cedo. Qual eh o cenario para o futuro?

(03:52:33) Igor Gielow: jose, adoraria pode responder... mas realmente, não tenho idéia. vai depender de como as partes se comportarão.

(03:53:23) assombrado: Embora os controladores tenham apresentado um pedido de desculpas, voce acha que poderá haver nova greve no setor?

(03:53:44) Igor Gielow: assombrado, no momento, não parece ser o caso, mas não dá para descartar não.

(03:53:47) edu: os contratos da infraero que estão sob suspeita tem algum peso no apagão aéreo?

(03:54:32) Igor Gielow: edu, não, são problemas separados. desvios para o setor são parte da questão, mas não diretamente.

(03:54:40) santos: Grande parte da população está avessa a crise aérea, a maioria utiliza outros meios de transporte, porque a crise é tão importante?

(03:56:20) Igor Gielow: santos, boa parte da logística do país passa por aviões. negócios ocorrem e deixam de ocorrer se o negociador não chega na hora. nos últimos anos, houve uma popularização do transporte aéreo, também. mas você tem um ponto: é uma crise que atinge a elite, e por isso também ganha destaque, entre todos os outros problemas. mas isso não é desculpa para ignorá-la.

(03:56:23) Marinson: enquanto os sargentos controladores de vôo tem uma escala absurda tendo até que tirar guarda nos finais de semana... os civis naum tem essa exploração...vc acha essa diferenciação correta?

(03:56:38) Igor Gielow: Marinson, esse é um dos problemas, na verdade.

(03:56:40) Sandro: bom, a verdade é que um controlador trabalha 6 horas e tem descanso de 48h. A realidade mesmo é que estes sargentos tem atividades paralelas....bicos. Não estou desmerecendo seu trabalho....mas seu intervalo é muito bom. O que acha disso?

(03:57:24) Igor Gielow: Sandro, não são só 6 horas de trabalho, em média é mais. e é uma atividade duríssima. se fosse bem remunerada, eles não precisariam dos bicos.

(03:57:26) flávio: igor as companhias estao arcando com as despesas de acordo com o codigo do Consumidor?

(03:57:51) Igor Gielow: flávio, até aqui não vi nenhuma companhia tratando decentemente os consumidores, até porque elas acham que não têm a ver com o problema.

(03:58:04) Marinson: quais são exatamente as reivindicações que os controladores estão pleitiando?

(03:58:55) Igor Gielow: Marinson, eles querem gratificação e desmilitarização, basicamente.

(03:58:58) FLY: Caro, o governo tem dado sinais ambíguos, será que pelo menos a decisão de desmilitarizar o controle já é certa ou até isso é duvidoso???

(03:59:50) Igor Gielow: FLY, sim, o governo é 100% ambíguo. promete uma coisa, enrola, e aí a confusão está feita. a desmilitarização é duvidosa sim. eu acho que vai acabar sendo inevitável no médio/longo prazo, mas estamos no brasil.

(04:00:05) Paulo Junior: Como esse pedido de desculpas dos controladores está repercutindo em Brasília? Houve alguma coação superior?

(04:00:30) Igor Gielow: Paulo Junior, por ora, as coisas estão tranquilas.

(04:01:11) Igor Gielow: Caros, agradeço a todos pela presença, e boa Páscoa. Abraços

(04:01:47) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Igor Gielow e de todos os internautas. Até o próximo!
 

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