Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 21h14

Obras na pista principal de Congonhas devem começar em 14 de maio

Publicidade

da Folha Online

As obras de recuperação da pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) estão marcadas para começar em 14 de maio, de acordo com informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nesta sexta-feira, uma audiência pública foi realizada para discutir os trabalhos, os novos horários de funcionamento do terminal e quantos vôos por hora serão permitidos durante o período da reforma.

O Ministério Público Federal, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) aprovaram a proposta da Anac, que prevê o funcionamento do aeroporto de segunda a sexta-feira, das 5h30 à meia-noite; sábados, das 6h às 23h; e aos domingos, das 7h à meia-noite, de acordo com informações da Agência Brasil.

Durante a audiência, também foi aprovada a distribuição da malha aérea. Durante as obras, o número máximo de pousos e decolagens será de 33 vôos por hora nos horários de maior movimento e 28 nos períodos de menor movimento e nas últimas duas horas de funcionamento do aeroporto.

A pista auxiliar do aeroporto está em obras desde 27 de fevereiro, e a expectativa é que os trabalhos terminem no final deste mês.

Atualmente, o mau estado de conservação da pista principal do terminal obriga que as operações de pouso e decolagem sejam suspensas em dias de chuva --quando a lâmina de água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado)--, para evitar que os aviões derrapem.

No início de março, também em audiência pública para avaliar a situação do aeroporto, o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, afirmou que as obras favorecerão o fluxo do tráfego aéreo. "Aí nós teremos as duas pistas de Congonhas totalmente operacionais, sem nenhuma restrição meteorológica, e isso vai ajudar muito no fluxo do tráfego", disse.

De acordo com a Infraero, o custo previsto para as obras da pista auxiliar é de R$ 15 milhões. Na pista principal, o valor deve ficar em R$ 20 milhões --os serviços incluem a correção da declividade da pista e obras de recapeamento.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia a cobertura completa sobre crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página