Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 23h13

Governadores do NE discutem criação de gabinete de segurança

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Em reunião nesta sexta-feira em João Pessoa (PB), governadores do Nordeste discutiram a implantação de um gabinete integrado de inteligência e a formação de uma Força Regional de Segurança, para intensificar o combate à criminalidade na região.

O encontro contou com a presença do secretário nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.

Os governadores não chegaram a pedir a ele mais recursos do que o previsto no orçamento federal, mas exigiram que o Fundo Nacional de Segurança Pública não tenha dinheiro retido pela União.

A previsão é que, neste ano, o fundo conte com R$ 260 milhões --quase a metade destinada à compra de equipamentos para o Pan-07, no Rio de Janeiro, em julho.

Um dos pleitos dos governadores é que boa parte desses equipamentos seja, logo após o evento, distribuída aos Estados da região Nordeste.

Os governadores querem também uma Força Regional de Segurança, aos moldes da Força Nacional, para atuar em colaboração com as polícias locais em casos mais graves.

Foi o segundo encontro de governadores do Nordeste neste ano. O primeiro ocorreu em Natal (RN), em janeiro.

Participaram Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Cid Gomes (PSB-CE), Wilma de Faria (PSB-RN), Jaques Wagner (PT-BA), Wellington Dias (PT-PI), Marcelo Déda (PT-SE) e Eduardo Campos (PSB-PE), além dos governadores interinos do Maranhão e de Alagoas.

A ministra Marta Suplicy (Turismo) também esteve presente. Ela anunciou a liberação de recursos do Prodetur 2, um programa de financiamento para equipamentos turísticos. Assinou ainda protocolos de intenções com três Estados (Piauí, Bahia e Paraíba).

Ainda sem data, o próximo encontro pode ocorrer em Fortaleza (CE) e contar com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para uma discussão sobre ajuste fiscal.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre segurança pública
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página