Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 12h58

Número de mortes em acidentes de trânsito cresce 9% em três anos

Publicidade

da Folha Online

O número de mortes em acidentes de trânsito aumentou 9% em três anos, segundo dados de avaliação do Ministério da Saúde apresentados nesta quarta-feira. De acordo com o levantamento, 32.753 pessoas morreram em conseqüência dos acidentes em 2002, enquanto o número subiu para 35.753 em 2005.

Ainda segundo o levantamento, em 2005, a maioria das vítimas tinha entre 20 e 39 anos (45%). O ministério afirma que, entre os adolescentes, o acidente de trânsito já é a segunda principal causa de morte --seguida pelos homicídios--, com 3.976 mortes no mesmo ano --as vítimas tinham entre dez e 19 anos.

Em 2006, as internações de 123.061 vítimas de acidentes no SUS (Sistema Único de Saúde (SUS) custaram R$ 118 milhões. A maioria das internações ocorreu por atropelamentos (41.517), seguidos pelos acidentes com motociclistas (34.767).

Álcool e velocidade

O Ministério da Saúde afirma que as principais causas dos acidentes estão relacionadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alta velocidade, não uso de capacetes ou de cinto de segurança e problemas na infra-estrutura de rodovias e vias públicas.

Os dados, apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, apontam que houve uma reversão da tendência de queda no número de mortes observada a partir de 1998, reflexo do novo Código de Trânsito Brasileiro.

A divulgação dos números integra os eventos da Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito da Organização Mundial da Saúde (OMS), iniciada na segunda-feira (23).

Em todo o mundo, os acidentes de trânsito causam, atualmente, mais de um milhão mortes por ano. Os jovens representam a maioria das vítimas. O alto índice de mortalidade é considerado um problema de saúde pública em diversos países.

Especial
  • Leia capítulo de Folha Explica a Violência Urbana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de trânsito

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página