Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 21h57

Deputados aprovam proibição de cirurgia que impede cães de latir no RJ

Publicidade

da Folha Online

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que proíbe a realização de cirurgias que impeçam cães de latir e gatos de miar. O texto, de autoria da deputada Cidinha Campos (PDT), segue agora para o governador Sérgio Cabral (PMDB), que pode sancioná-lo ou vetá-lo.

Se o projeto virar lei, clínicas que realizarem as cirurgias podem ter que pagar multa e perder a licença de funcionamento. O texto recebeu uma emenda, a qual permite apenas que as cirurgias sejam realizadas quando puderem trazer benefícios aos animais.

"Elas são necessárias quando os bichos têm um câncer nas cordas vocais ou alguma inflamação", explicou o deputado Pedro Paulo (PSDB).

A intenção de Campos é evitar que os procedimentos sejam realizados para evitar que os animais façam barulho. "Estas cirurgias causam um sofrimento atroz aos animais. Estudos especializados mostram que a limitação do meio de expressão do animal influencia de forma negativa todo o seu comportamento, podendo levá-lo, inclusive, a atitudes ferozes ou violentas", diz.

Cabral tem 15 dias úteis para apreciar o projeto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Alerj
  • Leia mais sobre bichos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página