Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 09h12

SP tem segundo maior congestionamento do ano pela manhã

Publicidade

da Folha Online

A chuva que atingiu São Paulo no começo da manhã desta sexta-feira causou o segundo maior congestionamento do ano na cidade, em períodos da manhã, segundo medições da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Às 9h, havia 159 km de lentidão enquanto a média para o horário era de 103 km.

Naquele horário, havia quase 12 km de congestionamento na pista expressa da marginal Tietê, sentido Castello Branco. Na loca, havia 10 km de lentidão. Na marginal Pinheiros, as pistas expressa e local tinham quase 9 km de trânsito parado.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, às 9h, havia dois pontos de alagamento na cidade, ambos na avenida Robert Kennedy --na altura da rua Judith Santos Rosatti e na altura da avenida Alcindo Ferreira.

O problema começou às 6h40, quando o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura colocou as regiões sul, sudeste e da marginal Pinheiros em estado de atenção devido ao risco de que a chuva forte provocasse alagamentos. Em menos de uma hora, as regiões central, leste e da marginal Tietê também foram colocadas sob alerta.

O estado de atenção é o segundo de uma escala de quatro estágios, que passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo. O alerta só foi suspenso às 8h05.

Congonhas

Outro transtorno provocado pelo temporal foi o fechamento do aeroporto de Congonhas, que fica na zona sul de São Paulo, das 6h29 às 7h14, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos). Conforme dados da empresa, às 8h, havia cinco pousos atrasados em mais de duas horas e oito em ao menos meia hora. Entre as decolagens, 14 estavam atrasadas em mais de duas horas e cinco em ao menos meia hora.

Desde fevereiro passado, o aeroporto de Congonhas --um dos mais movimentados do país-- fica totalmente fechado quando chove forte.

Feriado

Estimativas da CET apontam que 1,3 milhão de carros deixarão São Paulo nesta sexta-feira por ocasião do feriado prolongado do Dia do Trabalho, comemorado terça-feira (1º). A frota total de veículos da cidade é de 5,8 milhões de carros.

Segundo a CET, os piores horários para pegar estrada são das 14h às 22h desta sexta e das 8h às 13h de sábado (28). A volta deve ser evitada entre as 14h e as 22h de terça (1º) e das 8h às 13h de quarta (2).

Leia mais
  • Ruas do Rio têm tráfego intenso nesta sexta-feira
  • Temporal fecha Congonhas por quase uma hora e provoca atrasos
  • Frente fria causa chuvas em São Paulo e no Rio
  • Folha Explica mostra a beleza caótica de São Paulo

    Especial
  • Confira o índice UV
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página