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07/05/2007
-
17h37
daFolha Online
A SPTrans (empresa que administra o transporte público na capital) vai testar a partir do dia 19 deste mês um novo software para validação dos bilhetes únicos de idosos e pessoas com deficiências.
A medida será adotada apenas essas gratuidades --são 830 mil cartões, sendo 620 mil de idosos e 210 mil de deficientes-- e o sistema de testes valerá por duas semanas.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a meta é evitar fraudes no sistema devido ao que considera crescimento explosivo do uso da gratuidade. Levantamento da SPTrans dá conta que em 2005 foram realizadas 161 milhões de viagens gratuitamente. Em 2006 foram 242 milhões (crescimento de 50,3%).
No sistema estrutural --operado por concessionárias geralmente ligando o centro de São Paulo aos bairros, por meio dos corredores de ônibus-- a elevação foi de 36,8% no ano de 2006 em relação a 2005, passando de 95 milhões de viagens para 130 milhões. A elevação do uso das gratuidades no sistema local --que circulam geralmente por bairros-- foi ainda maior; passando de 66 milhões em 2005 para 112 milhões em 2006 (crescimento de 69,7%).
Segundo a SPTrans, como todos os bilhetes emitidos dessas modalidades têm registro na SPTrans, com foto e RG do usuário, eles terão de passar o cartão na catraca e o sistema irá disparar uma mensagem com o título "cobrador conferir". O usuário terá de fornecer o cartão ao cobrador para que ele confira a foto e o nome do passageiro.
O cobrador confere os dados e então passa o chamado bilhete de bordo --que valida os cartões sem crédito-- liberando a catraca para que o usuário passe novamente seu bilhete único, validando a operação. Somente depois disso é que o passageiro pode acessar a parte de trás do coletivo. Atualmente o sistema é mais simples bastando o usuário encostar o seu bilhete para liberar a catraca.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o bilhete único
SPTrans testará sistema antifraude no bilhete único a partir do dia 19
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A SPTrans (empresa que administra o transporte público na capital) vai testar a partir do dia 19 deste mês um novo software para validação dos bilhetes únicos de idosos e pessoas com deficiências.
A medida será adotada apenas essas gratuidades --são 830 mil cartões, sendo 620 mil de idosos e 210 mil de deficientes-- e o sistema de testes valerá por duas semanas.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a meta é evitar fraudes no sistema devido ao que considera crescimento explosivo do uso da gratuidade. Levantamento da SPTrans dá conta que em 2005 foram realizadas 161 milhões de viagens gratuitamente. Em 2006 foram 242 milhões (crescimento de 50,3%).
No sistema estrutural --operado por concessionárias geralmente ligando o centro de São Paulo aos bairros, por meio dos corredores de ônibus-- a elevação foi de 36,8% no ano de 2006 em relação a 2005, passando de 95 milhões de viagens para 130 milhões. A elevação do uso das gratuidades no sistema local --que circulam geralmente por bairros-- foi ainda maior; passando de 66 milhões em 2005 para 112 milhões em 2006 (crescimento de 69,7%).
Segundo a SPTrans, como todos os bilhetes emitidos dessas modalidades têm registro na SPTrans, com foto e RG do usuário, eles terão de passar o cartão na catraca e o sistema irá disparar uma mensagem com o título "cobrador conferir". O usuário terá de fornecer o cartão ao cobrador para que ele confira a foto e o nome do passageiro.
O cobrador confere os dados e então passa o chamado bilhete de bordo --que valida os cartões sem crédito-- liberando a catraca para que o usuário passe novamente seu bilhete único, validando a operação. Somente depois disso é que o passageiro pode acessar a parte de trás do coletivo. Atualmente o sistema é mais simples bastando o usuário encostar o seu bilhete para liberar a catraca.
Especial
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