Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2007 - 13h18

Ministro confirma envio de mais 400 homens da Força Nacional ao Rio

Publicidade

da Folha Online

Mais 400 homens da FNS (Força Nacional de Segurança) devem chegar ao Rio de Janeiro até o final da próxima semana, informou nesta sexta-feira o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Atualmente, cerca de 700 integrantes da FNS atuam nas divisas e em alguns pontos do Estado. A expectativa é que até o Pan, em julho, o número atinja 6.000.

Os primeiros integrantes da Força Nacional chegaram ao Rio em janeiro para atuar em pontos nas divisas do Estado e conter a entrada de drogas e armas. A FNS foi criada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2004. Ela é integrada por policiais militares e bombeiros de vários Estados.

Forças Armadas

O governador Sérgio Cabral (PMDB) afirmou que representantes do governo estadual e do governo federal acertam os últimos detalhes para o início da atuação das Forças Armadas no Rio. Segundo ele, por enquanto, é feito um mapeamento dos locais onde os militares atuarão.

O pedido para a atuação das Forças Armadas no Estado foi feito por Cabral após o assassinato do policial militar Guaracy de Oliveira Costa, 28, que trabalhava na segurança pessoal do governador e de sua família.

O policial foi baleado no dia 8 de abril ao, supostamente, reagir a um assalto. Costa foi atingido por seis tiros e chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada seguinte.

No início de fevereiro, a morte do menino João Hélio Fernandes, 6, provocou reações de diversos setores da sociedade. Ele ficou preso ao cinto de segurança do carro e foi arrastado por aproximadamente sete quilômetros durante a fuga dos assaltantes.

Colaborou CLARICE SPITZ, da Folha Online, no Rio

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre violência no Rio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página