Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2000 - 17h02

Ilhabela também quer multar Petrobras por derramamento de óleo

Publicidade

da Folha Online

O secretário do Meio Ambiente de Ilhabela (cidade a 228 quilômetros de São Paulo), José Guilherme de Souza Galvão, informou que o departamento jurídico da prefeitura deverá encaminhar entre hoje e amanhã uma multa diária de R$ 10 milhões à Petrobrás por causa do derramamento de óleo ocorrido em São Sebastião.

"Nas outras vezes que ocorreram acidentes desse tipo, enviamos a multa, mas nunca recebemos", disse o secretário.

O vazamento ocorreu no último sábado, em um terminal da Petrobrás em São Sebastião, mas acabou atingindo pelo menos 13 praias em Ilhabela.

De acordo com o secretário, o acidente causou danos ambientais irreparáveis. "Os cardumes futuros e plânctons, por exemplo, estão comprometidos." Por causa do acidente, a Petrobras já foi multada pela Cetesb em R$ 90.700.

Ainda de acordo com ele, três praias de Ilhabela estão em pior estado: Saco da Capela, Perequê e Barra Velha. "Essas praias ainda têm muito óleo na água, inclusive atingindo embarcações", diz Galvão.

Galvão disse que funcionários da Prefeitura de Ilhabela estão acompanhando o trabalho de limpeza das praias que está sendo feita por técnicos da Petrobrás."Estamos assistindo o trabalho, depois vamos analisar", afirmou. "Até quarta-feira as praias deverão ser liberadas."

Além dos danos ambientais, o derramamento de óleo pode prejudicar o turismo. "O acidente causa uma tensão nas pessoas, que podem ficar com medo de novos acidentes. A Secretaria de Turismo deverá fazer um trabalho para garantir o turismo."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página