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10/11/2000
-
15h30
MILENA BUOSI
da Folha Online
O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), afirmou hoje que todos os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) possuem calços.
Covas afirmou que eles foram colocados logo após o acidente envolvendo dois trens da companhia, em 28 de julho, em Perus, região noroeste de São Paulo, que matou nove pessoas e feriu mais de 100.
Na última segunda-feira, um auto de desobediência foi lavrado contra o chefe de gabinete da CPTM, José da Costa Henrique, que não cumpriu liminar que suspendeu a circulação de trens da empresa.
A liminar, concedida pela juíza Maria Gabriella Sapaolonzi, da 11ª Vara da Fazenda Pública, dizia que os trens da empresa deveriam parar de circular caso a CPTM não comprovasse a adoção de calços de segurança nas composições após o acidente.
O chefe de gabinete disse que a empresa estava preparando documentação sobre as medidas de segurança e que, por isto, não havia cumprido a ordem. A juíza está analisando a argumentação da CPTM.
"Desde que aconteceu o acidente os trens têm calços. Há inclusive instruções de como os maquinistas devem agir em relação a isso, treinamento etc", disse Covas.
Para o governador, a companhia não desrespeitou a ordem judicial. "O que a juíza determinou é que se provasse que as composições têm calço. Como há calço nos trens, está provado. É uma decisão que foi cumprida."
A falta de procedimento operacional para a colocação de calços foi apontada pelo IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo como a principal causa do acidente.
As declarações de Covas foram feitas após o governador testar o serviço de transporte Orca (Operadores Regionais de Coletivos Autônomos) _sistema gratuito de 20 peruas que transportam passageiros entre as estações Vila Madalena, da linha 2-Verde do metrô (Ana Rosa-Vila Madalena) até a Cidade Universitária, da linha C-Celeste da CPTM (Osasco-Jurubatuba).
Após a viagem, o governador, acompanhado pela primeira-dama, Lila Covas, e por secretários e deputados, andou no novo trem alemão que será incorporado à linha C-Celeste.
A nova linha deverá ser entregue à população em 2001. Os 10 trens alemães foram comprados por US$ 70 milhões.
Depois, Covas vistoriou as obras da linha 5-Lilás do metrô, que ligará Capão Redondo ao largo 13 de Maio. A obra, avaliada em R$ 1,2 bilhão, deverá estar pronta em 2002.
Para Covas, os trens alemães "são melhores que os trens do metrô".
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus
Covas garante que todos os trens da CPTM têm calço
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da Folha Online
O governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), afirmou hoje que todos os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) possuem calços.
Covas afirmou que eles foram colocados logo após o acidente envolvendo dois trens da companhia, em 28 de julho, em Perus, região noroeste de São Paulo, que matou nove pessoas e feriu mais de 100.
Na última segunda-feira, um auto de desobediência foi lavrado contra o chefe de gabinete da CPTM, José da Costa Henrique, que não cumpriu liminar que suspendeu a circulação de trens da empresa.
A liminar, concedida pela juíza Maria Gabriella Sapaolonzi, da 11ª Vara da Fazenda Pública, dizia que os trens da empresa deveriam parar de circular caso a CPTM não comprovasse a adoção de calços de segurança nas composições após o acidente.
O chefe de gabinete disse que a empresa estava preparando documentação sobre as medidas de segurança e que, por isto, não havia cumprido a ordem. A juíza está analisando a argumentação da CPTM.
"Desde que aconteceu o acidente os trens têm calços. Há inclusive instruções de como os maquinistas devem agir em relação a isso, treinamento etc", disse Covas.
Para o governador, a companhia não desrespeitou a ordem judicial. "O que a juíza determinou é que se provasse que as composições têm calço. Como há calço nos trens, está provado. É uma decisão que foi cumprida."
A falta de procedimento operacional para a colocação de calços foi apontada pelo IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo como a principal causa do acidente.
As declarações de Covas foram feitas após o governador testar o serviço de transporte Orca (Operadores Regionais de Coletivos Autônomos) _sistema gratuito de 20 peruas que transportam passageiros entre as estações Vila Madalena, da linha 2-Verde do metrô (Ana Rosa-Vila Madalena) até a Cidade Universitária, da linha C-Celeste da CPTM (Osasco-Jurubatuba).
Após a viagem, o governador, acompanhado pela primeira-dama, Lila Covas, e por secretários e deputados, andou no novo trem alemão que será incorporado à linha C-Celeste.
A nova linha deverá ser entregue à população em 2001. Os 10 trens alemães foram comprados por US$ 70 milhões.
Depois, Covas vistoriou as obras da linha 5-Lilás do metrô, que ligará Capão Redondo ao largo 13 de Maio. A obra, avaliada em R$ 1,2 bilhão, deverá estar pronta em 2002.
Para Covas, os trens alemães "são melhores que os trens do metrô".
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus
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