Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 20h19

Vazamento no litoral norte de SP pode ter sido cinco vezes maior

Publicidade

da Folha Vale

Um documento interno do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) obtido pela Folha mostra que o vazamento de óleo no litoral norte pode ter chegado a 424.750 litros, e não 86 mil litros, conforme divulgou a Petrobras.

O documento é o relatório de medição da quantidade de óleo carregado no petroleiro Vergina 2 na bacia de Campos e o descarregado no Tebar.

Segundo o relatório, o Vergina 2 deixou Campos com 94.785.870 de litros e chegou com 94.361.120 litros no terminal após o vazamento, ocorrido no sábado.

O óleo contaminou 20 praias, trechos de mangue e costões em São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. Segundo o assessor de segurança e meio ambiente da Fronape, que cuida da frota da Petrobras, Marcus Lisboa, a diferença entre os 86 mil litros e os 424.750 litros está dentro da margem de erro considerada em cargas de navios. Lisboa afirmou que a Petrobras admite uma diferença de até 0,5% entre a carga total de petroleiros da empresa.

''Esse valor de cerca de 400 mil litros é insignificante, porque os volumes dentro dos navios são muito grandes'', afirmou Lisboa.

O gerente do Tebar, Luiz Alberto Faria Franco, contestou os dados. Ele disse que a Petrobras mediu exatamente o óleo que vazou. Segundo ele, quando calculou o volume do vazamento, a Petrobras tomou como base o óleo do tanque nº 5, o que vazou, na parte traseira do navio.

Franco atribuiu a disparidade entre os cálculos ao chamado ''fator de diferença''. ''Os tanques não podem ser avaliados somados, mas sim um a um. Não é possível olhar o navio como um todo'', disse. O gerente do Tebar disse considerar que a diferença, quando somados todos os tanques, é ''natural''. ''Outros fatores que contribuiriam para a diferença é a temperatura, que faz variar o volume do líquido'', afirmou.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o vazamento no litoral norte de SP
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página