Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 18h03

Itu vai construir a maior árvore de Natal do mundo

Publicidade

da Folha Online, em Campinas

A cidade de Itu (92 km de São Paulo) quer inaugurar no dia 25 deste mês o que afirma ser a maior árvore de Natal do mundo. A prefeitura da cidade vai inscrever o monumento no livro dos recordes. Os planos de construção serão entregues este mês ao Guiness Book of Records, na Inglaterra.

A árvore, com 76 metros de altura, conta com sete mil lâmpadas de 15 watts, 64 bolas decorativas de 80 centímetros cada e uma estrela de 4 metros no topo e está sendo montada próximo ao quilômetro 104 da Rodovia Marechal Rondon.

Os 76 metros de altura da árvore eqüivalem a um edifício de mais de 25 andares. No total, serão utilizados 400 metros de mangueira para iluminar as 64 bolas decorativas. Sem as luzes, o conjunto chega a 40 toneladas.

Além da árvore, a construção também terá seis velas artificiais decoradas, cada uma com doze toneladas de peso. Serão três velas de seis metros de altura e três de doze metros.

Para ancorar o sistema serão necessários oito mil metros de cabos de aço e 112 toneladas de concreto armado, apenas para a sustentação da árvore.

"Pensamos em dar um presente de Natal à altura da fama da cidade", disse Adelino Cesar de Castro, assessor institucional da empresa IPS, uma das principais investidoras do monumento.

A cidade de Itu é conhecida por seus monumentos gigantes, como o semáforo e o telefone público, na área central, que chegam a 30 metros de altura, além dos sorvetes de Itu, que medem, em média, 50 centímetros.

De acordo com o Guiness Book, a maior Árvore de Natal já registrada no mundo foi construída em 1950, em Seattle, EUA, com 67,4 metros de altura.

Entre outras árvores de Natal conhecidas internacionalmente, a do Rockfeller Center, em Nova York, montada todos os anos desde 1931, chegou no ano passado a pouco mais de 20 metros.

Outra árvore de Natal que também foi registrada no Guiness é a do Capitólio, em Washington DC, também nos EUA, que em 99 chegou a 25 metros de altura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página