Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2000 - 10h53

Salmonela mata criança em Americana (SP)

Publicidade

da Folha Online, em Campinas

Luiza Polini Nunes, 6, morreu ontem em Americana (133 km de São Paulo), vítima de infecção generalizada causada por infecção por Salmonela.

A menina foi internada há 25 dias no Hospital São Francisco depois de comer maionese em um restaurante tradicional da cidade.

Na época a maionese fez com que pelo menos 40 pessoas fossem internadas com crises digestivas. A vigilância Sanitária da cidade confirmou através do Instituto Adolfo Lutz a contaminação por salmonela.

A causa da morte, divulgada pelo chefe da UTI do hospital, José Maria Rodriguez Perez, foi salmonelose pregressa e hepatite fulminante.

Luiza chegou a sair do hospital dias depois de internada, mas seu estado de saúde voltou a piorar no último dia 4, apresentando infecção generalizada que evoluiu para hepatite.

Chegou-se a cogitar o transplante de fígado mas quando o Hospital das Clínicas de São Paulo abriu vaga a menina não tinha condições de remoção.

A Salmonela é uma bactéria variante que age no organismo humano penetrando na parede intestinal e multiplicando-se nos folículos linfóides e gânglios linfáticos mesentéricos.

Reproduzem-se rapidamente contaminando todo o corpo. A infecção recebe o nome de salmonelose. A Salmonela pode contaminar ovos e sua presença é mais coum em maioneses deterioradas por mau estado de conservação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página