Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2000 - 16h07

Santos tem o maior jardim de praia do mundo

Publicidade

da Folha Online

Santos, cidade da Baixada Santista, possui o maior jardim frontal de praia do mundo. A constatação é do "Guiness Book, o Livro dos Recordes", que concedeu o título ao município em julho de 99.

Com 5.335 metros de comprimento, 218.800 m2 de área e largura média entre 40 e 50 metros, o jardim de praia de Santos tem início no Emissário Submarino _próximo à divisa com a cidade de São Vicente_ e vai até a entrada do canal portuário, entre a ilha de São Vicente e a ilha de Santo Amaro.

No total, são 1.746 árvores espalhadas pela orla da cidade, 719 jardins e 77 espécies de flores nos canteiros internos.

Os internautas já podem visitar o site oficial do Guiness e conferir o recorde, que deverá ser publicado na próxima edição do livro.

História

O jardim nasceu em 1.914, fruto de um estudo de urbanização do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito.

No final da década de 20, alguns construtores _interessados em lotear os terrenos da orla_ conseguiram junto ao governo federal o aforamento (documento que comprova concessão de privilégio) da área de vegetação adjacente à praia, entre a areia e a rua.

Foi aí que iniciou-se um movimento na cidade, liderado pelo poeta Vicente de Carvalho e o então prefeito, coronel Joaquim Montenegro, para impedir a especulação imobiliária e comercial do espaço.

O governo acabou cedendo a favor do município e, em 1.930, a prefeitura optou por ajardinar um pequeno trecho para afastar o perigo do loteamento. Foi aí que nasceu o jardim de praia de Santos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página