Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2000 - 16h01

Litoral sul de SP espera muito turismo e contratempos

Publicidade

GUILHERME ROSEGUINI
da Folha de S.Paulo

Assim como no litoral norte do Estado, os problemas comuns nos grandes centros urbanos acompanharão o turista que resolver passar o verão no litoral sul.

A previsão é de filas gigantescas para descer a serra, congestionamentos ao longo do litoral, falta d'água e violência.

Segundo estimativas da Ecovias, empresa que controla o sistema Anchieta-Imigrantes, principal via de acesso ao litoral sul, entre 200 e 310 mil veículos devem descer do dia 21 ao dia 25 deste mês. No Ano Novo, esse número deve aumentar, mas as previsões ainda não foram divulgadas pela empresa.

A movimentação em direção às praias daquele trecho de litoral, portanto, deverá ser muito maior do que na temporada passada, quando uma das faixas da Anchieta cedeu e ficou interditada durante muito tempo, desestimulando quem estivesse disposto a viajar.

Além do trânsito, a chegada de um grande número de veranistas agrava outros problemas de infra-estrutura na região.

"Sempre falta água, e a violência, que já está incontrolável, deve aumentar", afirma Daniel Ners, da Sociedade Amigos do Bairro Melvi, na Praia Grande.

O secretário de Integração Comunitária e responsável pela Guarda Municipal da Praia Grande, Jorge Yamazato, diz, no entanto, que a prefeitura se preparou para as demandas da temporada.

"Quem resolver passar o verão por aqui pode vir sem medo, pois vamos trabalhar com um grande reforço policial. Também firmamos um convênio com a Sabesp, que trará caminhões-pipa para a cidade caso falte água", afirma o secretário.

Os números relativos à violência na região, porém, apontam para um quadro menos otimista do que o desenhado pelo secretário.

Atrações

A orla marítima deverá ser o principal atrativo noturno. Além dos bares e barracas à beira-mar, prefeituras e empresários locais devem trazer grandes nomes da música popular para animar a noite dos turistas.

"Já fechamos com Leonardo, Só Pra Contrariar, Jorge Benjor, Elba Ramalho e Fábio Jr.", diz Manoel Carlos Peres, que deve assumir a Secretaria de Turismo da Praia Grande no início de 2001.

As apresentações, ainda sem data definida, fazem parte do projeto "O Show do Verão é Você", que começa no dia 6 de janeiro.

Além de trazer músicos famosos, a nova administração de Mongaguá quer fazer da cidade um centro de atrações culturais. "Os mais recentes espetáculos de Tom Cavalcante, Ari Toledo, Mara Carvalho, Oscar Magrini e Cininha de Paula estarão por aqui no verão", afirma o novo prefeito da cidade, Artur Parada Prócida.

Prócida informou também que as bandas KLB, Fala Mansa e Roupa Nova já estão confirmadas e se apresentarão no palco armado na praia do centro durante os meses de janeiro e fevereiro.

Para não perder seu posto de cidade mais badalada do litoral sul, Peruíbe também preparou eventos para o verão. Segundo Arnaldo Palopoli, que deve assumir a Secretaria de Turismo da cidade no próximo ano, empresários montarão tendas na orla da praia para promover gincanas durante o dia e shows à noite. "Nós entramos com a praia, e os patrocinadores, em troca, devem trazer pelo menos um grande artista", diz.

Peruíbe também quer sediar uma etapa do circuito brasileiro de motocross, afirma Carlos Alberto Bex Filho, que assume a Secretaria de Esportes em janeiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página