Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2000 - 09h38

Rodízio de veículos está suspenso em SP

Publicidade

da Folha Online

O rodízio de veículos está suspenso a partir de hoje na cidade de São Paulo. A operação volta a funcionar em fevereiro.

O rodízio foi implantado em outubro de 1997 pela prefeitura, por meio de lei, com o objetivo de aliviar o congestionamento na cidade.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que 19% da frota de aproximadamente 5 milhões de veículos deixem de circular na cidade no horário de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h), de segunda a sexta-feira.

Os veículos estão proibidos de trafegar pelo centro expandido da cidade, que fica dentro do mini-anel viário. O mini-anel compreende as marginais Pinheiros e Tietê e as avenidas.dos Bandeirantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf.

Não podem circular, às segundas, veículos com placas fina 1 e 2, às terças placas final 3 e 4, às quartas final 5 e 6, às quintas placas final 7 e 8, e às sextas final 9 e 0.

Estão excluídos do rodízio ônibus, táxis, veículos de emergência, de deficientes físicos cadastrados na CET, veículos que transportam materiais perecíveis e carros de médicos que se cadastraram no CRM (Conselho Regional de Medicina).

O cadastro é levado à Secretaria Municipal dos Transportes para aprovação. Os caminhões também estão liberados para circular no mini-anel viário.

Neste ano, o rodízio entrou em vigor pela primeira vez em julho. Segundo a secretaria, em 1999 o trânsito nesse mês não diminuiu, o que levou a prefeitura à baixar portaria estipulando a operação para julho.

Não respeitar o rodízio é considerada infração média, que representa 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A multa é de R$ 85,12.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página