Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2001 - 05h03

Morador de Porto Alegre é mais otimista com troca de prefeito

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O petista Tarso Genro, que assume hoje a Prefeitura de Porto Alegre, é o governante que entre nove novos prefeitos de capitais conta com maior expectativa do eleitorado de que venha a realizar uma administração ótima/boa. Desde 1989, o PT é governo na capital do Rio Grande do Sul.

Segundo pesquisa Datafolha, 74% dos eleitores porto-alegrenses são otimistas em relação à sua gestão. Este será o segundo mandato de Tarso no Executivo municipal. Ele comandou a cidade entre 93 e 96. Cerca de dois terços dos moradores acreditam que ele fará um governo melhor do que o de seu antecessor, Raul Pont.

Além de Porto Alegre, o Datafolha ouviu a opinião dos eleitores de Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. As entrevistas foram realizadas entre os dias 12 e 15 últimos. A margem de erro desta pesquisa é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

No ranking do Datafolha, outros dois petistas se encontram em situação bem menos favorável. São eles: Marta Suplicy, de São Paulo, e João Paulo, de Recife.

Marta ocupa a sexta posição. Pouco mais da metade dos paulistanos (57%) acredita que seu governo será um sucesso e atenderá a expectativa do eleitorado. Essa taxa está próxima ao percentual de votos que ela recebeu no segundo turno da eleição (58,5%).

A grande maioria dos eleitores paulistanos acredita que ela fará um governo melhor (81%) que o de Celso Pitta e que cumprirá suas promessas de campanha (70%).

João Paulo, de Recife, está na sétima posição. Metade dos entrevistados na cidade acredita que sua gestão será melhor que a de Roberto Magalhães, a quem derrotou nas urnas. Cerca de dois terços crêem que o petista vai realizar o que prometeu.

Antonio Imbassahy (Salvador, PFL), Ângela Amin (Florianópolis, PPB) e Cássio Taniguchi (Curitiba, PFL) foram reeleitos com 53,7%, 55,7% e 51,4% dos votos válidos, respectivamente, e mantêm as esperanças de que a continuidade de suas administrações satisfaçam seus eleitores.

Eles ocupam a segunda, a terceira e a quarta posição, respectivamente, no ranking do Datafolha.

Os entrevistados de Florianópolis e Curitiba acreditam mais no cumprimento de plataformas eleitorais por seus prefeitos do que os soteropolitanos.

Na rabeira do ranking, estão César Maia (Rio, PTB) e Juraci Magalhães (Fortaleza, PMDB).

Maia foi prefeito do Rio entre 1993 e 1996. Magalhães conseguiu se reeleger em outubro passado.

Maia venceu Luiz Paulo Conde, atual prefeito carioca, a quem havia apoiado em 1996.

O petebista tem 53% de expectativa positiva, índice semelhante ao obtido pelo seu ex-afilhado e atual inimigo político na época de sua eleição.

Os moradores de Fortaleza, acham, em sua maioria, que Magalhães vai cumprir apenas parte daquilo que prometeu na campanha eleitoral para garantir mais um mandato.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página