Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2001 - 16h20

Tarso terá guarda para combate às drogas nas escolas

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro (PT), estabelecerá uma guarda municipal específica para tratar do combate às drogas nas escolas.

Além da repressão ao tráfico, a capital gaúcha terá um sistema de atendimento ao menor viciado, para sua recuperação, em um complemento à ação policial.

Tais medidas específicas em relação ao tráfico de drogas fazem parte de uma ampla ação contra o crime, que muitas vezes se origina no tráfico.

A Agência Folha apurou que essas serão algumas das medidas a serem anunciadas na próxima segunda-feira, quando o prefeito de Porto Alegre definirá o conjunto de ações a serem implementadas no início do governo.

Deve ser confirmado também o nome do antropólogo Luiz Eduardo Soares para ser consultor na área de segurança.

Ele foi subsecretário da Segurança do Rio de Janeiro. Soares foi exonerado em março, após ter apresentado um dossiê sobre a "banda pobre" da polícia do Estado e recebido ameaças de morte.

Não está confirmado se ele morará em Porto Alegre. Depois das ameaças sofridas no Rio de Janeiro, Soares se mudou para Nova York.

Em reunião ocorrida no final da manhã de hoje, a primeira de Tarso com seu secretariado após a posse, foram definidas as medidas possíveis de serem adotadas, incluindo nisso a viabilidade financeira de cada uma delas.

"Temos de atacar os problemas mais agudos e simbólicos", definiu Tarso, referindo-se, também, ao objetivo de, até o final do ano, retirar das ruas de Porto Alegre todos os menores que nelas vivam e à intenção de ampliar os programas de renda mínima existentes atualmente.

Essas medidas fazem parte de um dos "três eixos" sobre os quais a equipe de Tarso trabalhará prioritariamente: a de combate à exclusão social.

Além dela, haverá a radicalização da democracia (com a ampliação do orçamento participativo) e o desenvolvimento e tecnologia. De acordo com o prefeito de Porto Alegre, os três eixos serão complementares, um ajudando o outro.

Com esse "elenco de medidas", Tarso pretende atingir alguns objetivos sociais normalmente assumidos por áreas de competência do Estado e da União, como o combate à violência.

O raciocínio é de que muitos dos problemas podem ser atenuados a partir da ação nas escolas e contra o tráfico de drogas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página